Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36348
Type: Monografia (especialização)
Title: A contribuição da análise funcional no manejo de comportamentos desafiadores em pessoas com transtorno do espectro do autismo
Authors: Aline Avelar Mendes de Vasconcelos
First Advisor: Thais Porlan de Oliveira
First Referee: Jardel Sander da Silva
Second Referee: Olivia Ameno Brun
Abstract: A partir da publicação do artigo de Iwata, Dorsey, Slifer, Bauman & Richman em 1982/1994, que se tornou um marco na Análise Aplicada do Comportamento, a Análise Funcional (AF) se consolidou como uma metodologia com evidências científicas para um gerenciamento eficaz de comportamentos considerados desafiadores. Um número expressivo de estudos sobre a AF possui participantes no Espectro do Autismo. O propósito deste artigo é fornecer um breve resumo sobre os pontos principais da AF, para o manejo de comportamentos considerados como desafiadores, a fim de beneficiar pessoas com autismo, familiares, profissionais e equipe escolar. O desafio para este campo é principalmente a disseminação deste conhecimento de forma acessível e com qualidade, para promover que os benefícios comprovados por essa metodologia possam se estender com maior amplitude ao ambiente natural, que possui seus próprios desafios pela sua maior complexidade.
Abstract: From the publication of Iwata, Dorsey, Slifer, Bauman and Richman's article in 1982/1994, which became a milestone in Applied Behavior Analysis, the Functional Analysis (FA) has consolidated as a methodology with scientific evidence for an effective management of behaviors considered as a problem. A significant number of studies on FA have participants with the Autism Spectrum. The purpose of this article is to provide a brief summary of the main points of FA, for the management of behaviors considered as a problem in order to benefit people with autism, family members, professionals and school staff. The main challenge for this area is the dissemination of this knowledge in an accessible and quality way, to promote that the benefits proven by this methodology can extend with greater amplitude to the natural environment, which has its own challenges due to its greater complexity.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/36348
Issue Date: 14-Mar-2020
Appears in Collections:Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia_AlineVasconcelos.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.