Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36361
Type: Tese
Title: Libras e língua portuguesa em sala de aula: da democratização do acesso ao Ensino Superior à participação de estudantes surdos em práticas de letramentos acadêmicos
Authors: Terezinha Cristina da Costa Rocha
First Advisor: Maria Lucia Castanheira
First Referee: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
Second Referee: Gilcinei Teodoro Carvalho
Third Referee: Perini Frizzera da Mota Santos
metadata.dc.contributor.referee4: Sueli de Fátima Fernandes
Abstract: O ingresso de estudantes surdos, em números expressivos, nas Instituições de Ensino Superior brasileiras é um fenômeno relativamente recente e ainda pouco conhecido. Neste estudo, objetivei examinar os desafios enfrentados por estudantes surdos, professores, intérpretes de Libras e gestores, partindo do processo de democratização do acesso ao ensino superior e focalizando, particularmente, na inserção e participação de alunos surdos em práticas de letramentos acadêmicos. Para isso, examinei questões da seguinte natureza: quais desafios se apresentam aos professores, intérpretes, estudantes e gestores nos processos de participação dos estudantes surdos em práticas de letramento acadêmico? Que alternativas são construídas por esses atores sociais para o enfrentamento desses desafios? Para o exame das questões propostas, adotei a etnografia como lógica de investigação, com a realização de observação participante durante o estudo (Spradley, 1979; Heath, 1982; Green; Bloome, 1997; Castanheira et al., 2001; Green; Dixon; Zaharlick, 2005 Blommaert; Dong, 2010). A pesquisa foi realizada em uma universidade pública federal brasileira, ao longo de dez meses, em um período iniciado no ano de 2018 e finalizado no início do ano de 2019. A observação participante em sala de aula foi realizada por um semestre em uma turma do primeiro período do curso de Letras-Português. A turma era composta por 41 estudantes, dentre eles, 3 estudantes surdos, os quais eram acompanhados por duas tradutoras-intérpretes de Libras. Durante esse período, registrei em áudio, vídeo e notas de campo as interações entre estudantes, professor, intérpretes e gestores, dentro e fora da sala e aula. A inserção no campo como observadora participante propiciou também oportunidades para realização de entrevistas semiestruturadas com diversos participantes, dentro e fora da sala de aula, e a realização de grupo focal com os estudantes surdos da instituição. O banco de dados da pesquisa reúne: notas de campo; gravações em áudio; gravações em vídeo; documentos institucionais; e materiais produzidos pelo professor para o desenvolvimento de atividades das disciplinas observadas. Durante o estudo, sobretudo na interrogação dos dados durante o processo analítico, foram exploradas contribuições dos estudos dos letramentos como prática social e dos letramentos acadêmicos (Street, 1984; 2010; Gee, 1996; Lea; Street, 1998; Lillis, 1999; Barton; Hamilton, 1998) e contribuições de estudos do campo da educação de surdos (Papen; Tusting, 2019; Gesser, 2015; Fernandes; Moreira, 2017; Quadros, 1997; Lacerda, 1998; Law, 2010). A análise dos dados evidenciou desafios enfrentados por estudantes, intérpretes, gestores e professores nos processos de: construção das relações em sala de aula para que os estudantes surdos se inserissem nas práticas de letramentos acadêmicos; negociação e entendimento de conceitos durante a leitura em Português e nas interações bilíngues Libras-Português por parte dos estudantes surdos; interação entre os estudantes surdos e os demais estudantes; construção de suporte aos alunos surdos para que eles realizassem as atividades de leitura e escrita; e acompanhamento institucional das especificidades dos alunos surdos frente às expectativas e demandas de leitura e escrita do curso. Por fim, embora tenham sido identificados desafios, os achados deste estudo indicam um potencial para subsidiarem políticas e ações institucionais de apoio para a permanência dos alunos surdos no Ensino Superior.
Abstract: The access of deaf students in expressive numbers in Brazilian Higher Education Institutions is a relatively new phenomenon and still little known. In this study I aimed to examine the challenges faced by deaf students, professors, Brazilian Sign Language (Libras) interpreters and managers, starting from the process of democratizing access to higher education and focusing, particularly, on the insertion and participation of deaf students in academic literacy practices. For this, I examined issues such as: what challenges have been faced by professors, interpreters, students and managers in the processes of participation of deaf students in academic literacy practices? What alternatives are built by these social actors to face these challenges? In order to do that, I carried out a study in which ethnography was used as a logic of inquiry, with the development of participant observation (Spradley, 1979; Heath, 1982; Green; Bloome, 1997; Castanheira et al., 2001; Green; Dixon; Zaharlick, 2005 Blommaert; Dong, 2010). The research was carried out at a Brazilian federal public university, over the course of ten months, starting in 2018 and finishing in early 2019. The participant observation in the classroom was carried out for one semester in a class from the first semester of the Linguistic-Portuguese undergraduate course. The classroom had 41 students and among them, 3 deaf students who were accompanied by two Brazilian sign language interpreters. During and after the observations in the classroom, I was able to use audio, video and field notes to record the interactions between students, the professor, interpreters and managers, inside and outside the classroom. My insertion in the field during the participant observation also provided me opportunities to conduct semi-structured interviews with several participants, inside and outside the classroom, and to conduct a focus group with the institution's deaf students. The research database includes field notes; audio recordings; video recordings; institutional documents; and materials produced by the professor for the development of activities of the observed disciplines. During the study, especially in the interrogation of data during the analytical process, contributions from studies of literacies as a social practice and academic literacies were explored (Street, 1984; 2010; Gee, 1996; Lea; Street, 1998; Lillis, 1999; Barton ; Hamilton, 1998) and contributions from studies in the field of deaf education (Papen; Tusting, 2019; Gesser, 2015; Fernandes; Moreira, 2017; Quadros, 1997; Lacerda, 1998; Law, 2010). The analytical process of this study met challenges faced by students, interpreters, managers and teachers such as: building relationships between classroom participants aiming at the participation of deaf students in academic literacy practices; negotiating and understanding concepts during academic reading in a second language by deaf students who speak sign language; interacting between deaf students and other students; building support for deaf students into reading and writing activities; institutional monitoring of the particularities of deaf students facing the expectations and demands of reading and writing in the Linguistics course. Finally, although challenges have been identified, the findings of this study indicate a potential to support institutional policies and actions to support the keeping of deaf students in Higher Education.
Subject: Educação
Linguagem e educação
Lingua brasileira de sinais
Surdos - Educação
Lingua portuguesa - Estudo e ensino (Ensino superior )
Letramento - Aspectos sociais
Estudantes universitários
Ensino superior - Democratização da educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/36361
Issue Date: 24-Feb-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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