Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36406
Type: Monografia (especialização)
Title: Educação 3.0: a apropriação das novas tecnologias no ensino de Geografia
Authors: Sheila Mendes de Souza
First Advisor: Diogo Alves de Faria Reis
First Referee: Luiz Gustavo Nicácio
Abstract: As considerações deste trabalho apresentam reflexões sobre os desafios atuais da escola no que se refere a estar inserida na “Educação 3.0”. No cenário atual, verifica-se que os alunos, embora nascidos na era digital, precisam desenvolver várias habilidades para conviver nela, como: pesquisar, filtrar a informação, refletir, trabalhar em grupo, ter autonomia, usar aplicativos que facilitam o estudo, dentre outros. O desafio dos professores transcende à ideia de apenas utilizar as novas tecnologias, incorporando a concepção de inseri-las em um modelo educacional que as enxergue como parte estruturante do processo de ensino e aprendizagem, e não como uma simples ferramenta. Nessa perspectiva, este trabalho apresenta 5 propostas pedagógicas, na forma de sequências didáticas (SD’s), que possibilitam a incrementação do processo de ensino e aprendizagem, principalmente, no que diz respeito a maior participação e engajamento dos alunos nas aulas. A elaboração das SD’s parte da premissa de que, embora há precariedade de infraestrutura para o acesso às novas tecnologias, o principal desafio é o cultural, pois exige que o professor passe a ser um mediador, e que os alunos sejam sujeitos do seu próprio conhecimento. Assim, o curso que culmina com este trabalho visa não só a reflexão e qualificação, como a divulgação das práticas pedagógicas que trilharam esse caminho, com destaque para a utilização das metodologias ativas e apresentação de caminhos possíveis para essa apropriação; com uma roteirização, mas flexível, para que o professor possa adequá-las segundo as especificidades de suas turmas. Os resultados apontam que houve desenvolvimento dos alunos que, a partir dessa abordagem, mostraram maior interesse, participação e rendimento escolar.
Abstract: The considerations of this work present reflections on the current challenges of school in regard to being inserted in “Education 3.0”. In the present context, it appears that students were born in the digital age, but need to develop various skills to live in it, such as: researching, filtering information, reflecting, working in groups, having autonomy, using applications that facilitate studying, among others. The teachers' challenge transcends the idea of just using new technologies, incorporating the concept of inserting them in an educational model that sees them as a structuring part of the teaching and learning process, and not as a simple tool. In this perspective, several pedagogical proposals were developed as Didactic Sequences (DS') that enable the increment of the teaching and learning process, mainly, in regard to the greater participation and engagement of students in classes. Although the precarious infrastructure for access to new technologies, the DS' is based on the premise that the main challenge is the cultural one, as it requires that the teacher becomes a mediator, and that the students are subjects of their own knowledge. Thus, this course aims not only at reflection and qualification, but also at disseminating of pedagogical practices that followed this path. In this way, Didactic Sequences' proposals developed here used the active methodologies and aim to present possible paths for this appropriation with a flexible script, so that the teacher can adapt it according to her school community specifics. The results show that students developed better from this approach, as they showed greater interest, participation and school performance.
Subject: Tecnologias digitais
Sequências didáticas - Material didático
Geografia - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/36406
Issue Date: 4-Jul-2020
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA - SHEILA MENDES.pdf1.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.