Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/36408
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais
Título(s) alternativo(s): Portfolio of didactic sequences using digital technologies
Autor(es): Maria das Mercês Pontes Queiroga de Almeida
primer Tutor: Araci Rodrigues Coelho
primer miembro del tribunal : Camila Amorim Campos
Resumen: Este trabalho apresenta algumas sequências didáticas com assuntos pertinentes à disciplina de História, tendo como objetivo ressaltar a importância do estudo dessa disciplina e a sua capacidade de nortear o homem no tempo e no espaço, possibilitando-o ter a compreensão de sua própria realidade. Dentro dessa perspectiva procurou-se criar a possibilidade de relacionar os fatos ocorridos com os fatos presentes, dentro de uma contextualização atual, simples e do dia-a-dia. Partindo do princípio de que a História não é estática e que cada acontecimento histórico está intrinsicamente ligado a outro, promovendo ou determinando-lhe. Em cada sequência procurou-se priorizar assuntos que estão presentes nos livros didáticos e que integram os conteúdos que fazem parte do currículo escolar, mas que não são trabalhados com a profundidade devida que lhes cabe. Finalmente, conclui-se que apesar da importância notoriamente reconhecida dos recursos tecnológicos para a potencialização do conhecimento, seu papel no processo de aprendizagem é coadjuvante. Professores e alunos, ainda são o centro da questão no que tange à construção do conhecimento. Sendo assim, o presente trabalho buscou contribuir de forma significativa no aprimoramento do conhecimento tanto dos alunos, quanto dos professores.
Abstract: This work presents some didactic sequences with subjects pertinent to the course of History, aiming to emphasize the importance of studying this course and its ability to guide man in time and space, enabling him to have an understanding of his own reality. Within this perspective, an attempt was made to create the possibility of relating the facts that occurred and those present, within a current, simple and dayto-day contextualization. Assuming that History is not static and that each historical event is intrinsically linked to another, promoting or determining it. In each sequence, we tried to prioritize subjects that are present in textbooks and that integrate the contents that are part of the school curriculum, but that are not worked with the proper depth that belongs to them. Finally, it was concluded that despite the notoriously recognized importance of technological resources for the enhancement of knowledge, their role in the learning process is just to support it. Teachers and students are still at the center of the issue when it comes to building knowledge. Therefore, the present work sought to contribute significantly to the improvement of the knowledge of both students and teachers.
Asunto: Educação básica - Tecnologias digitais
Educação básica - Sequências didáticas - Material didático
História - Práticas de ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Curso: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/36408
Fecha del documento: 30-nov-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TCC FINAL.pdf1.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons