Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36446
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rafael Alves Ferreira Almeidapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3142378164178764pt_BR
dc.contributor.referee1Ana Cristina Ribeiro Vazpt_BR
dc.creatorEliete Moreira Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2021-06-10T17:30:23Z-
dc.date.available2021-06-10T17:30:23Z-
dc.date.issued2020-07-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36446-
dc.description.abstractOne of the greatest milestones of the 21st century is the fact of living immersed in a digital society. Technologies have brought about changes in all social segments, and challenge learning methodologies. Schools were invented in an industrial era and spent long years using analog technologies. Most teachers graduated from traditional classes and did not use digital technologies. This condition often creates a gap between society and the pedagogical practices carried out at school and constitute a challenge for teachers: innovating teaching practices to build possible learning for digital students. New skills are needed in the knowledge society, such as: communication skills, the ability to learn independently, ethics and responsibility, team activities and flexibility, critical thinking, digital skills and knowledge management. In view of such perspectives, the present work seeks to expose reflections on the use of the didactic sequence (SD) in pedagogical activities with the use of information and communication technologies, however, the same objective is to reflect on the use of SD, as a tool for development of reading and writing in teaching, based on teaching practices developed at school. The literature review on the theme of DS in the classroom was initially adopted as a methodological procedure. Then, the records in the field diaries were used, in order to rescue the experiences obtained through the first actions carried out with the use of didactic / pedagogical workshops for the teaching of reading and writing. In addition, in this monographic work a memorial was presented where it emphasizes a professional timeline of the author. Bearing in mind that, the study was based on writing about the perception of the character's practice and teaching.pt_BR
dc.description.resumoUm dos maiores marcos do século XXI é o fato de viver imerso em uma sociedade digital. As tecnologias têm provocado mudanças em todos os segmentos sociais, e desafiam as metodologias de aprendizagem. As escolas foram inventadas em uma época industrial e passaram longos anos fazendo uso de tecnologias analógicas. A maior parte dos professores se formou em aulas tradicionais e sem uso de tecnologias digitais. Essa condição, muitas vezes, gera um distanciamento entre a sociedade e as práticas pedagógicas realizadas na escola e configuram um desafio aos docentes: inovar as práticas de ensino para construir aprendizagens possíveis aos alunos digitais. Novas competências se fazem necessárias na sociedade do conhecimento, como: habilidade de comunicação, capacidade de aprender de forma independente, ética e responsabilidade, atividades em equipe e flexibilidade, pensamento crítico, competências digitais e gestão do conhecimento. Diante de tais perspectivas o presente trabalho busca expor atividades sobre o uso da sequência didática (SD) em atividades pedagógicas com o uso das tecnologias de informação e comunicação, porém, o mesmo objetiva-se demonstrar sobre o uso da SD, como uma ferramenta de desenvolvimento da leitura e escrita no ensino, a partir de práticas de ensino desenvolvidas na escola. Neste trabalho elaborou uma revisão bibliográfica sobre a temática da SD na sala de aula. Em seguida, fez-se uso dos registros presentes nos diários de campo, no intuito de resgatar as experiências obtidas por meio das primeiras ações realizadas com a utilização das oficinas didático/pedagógicas para o ensino da leitura e escrita. Além disso, neste trabalho foi apresentado um memorial onde enfatiza uma linha de tempo profissional da autora.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação tecnológicapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectPropostas pedagógicaspt_BR
dc.subject.otherTecnologias digitaispt_BR
dc.subject.otherSequências didáticas - Material didáticopt_BR
dc.subject.otherEducação tecnológicapt_BR
dc.subject.otherPrática docentept_BR
dc.titleTrabalho de conclusão de curso: sequências didáticas com o uso das tecnologias de informação e comunicação como recurso pedagógico em sala de aulapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trabalho de Conclusão de Curso_Eliete Moreira Rodrigues.pdf951.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.