Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36467
Type: Tese
Title: Mediações culturais em museus, no contexto da economia criativa, com o uso de tecnologias digitais
Other Titles: Cultural mediations in museums, in the context of the creative economy, with the use of digital technologies
Authors: Fernanda Miranda de Vasconcellos Motta
First Advisor: Cátia Rodrigues Barbosa
First Referee: Renata Maria Abrantes Baracho
Second Referee: Diomira Maria Cicci Pinto Faria
Third Referee: Pablo Alexandre Gobira de Souza Ricardo
metadata.dc.contributor.referee4: Isa Maria Freire
metadata.dc.contributor.referee5: Heloisa Helena Fernandes Gonçalves da Costa
Abstract: Os museus estão inseridos em uma sociedade organicamente digital. Nesse cenário, as paisagens culturais são atualizadas, estimulando práticas voltadas à colaboração aberta e à criatividade coletiva. Há o pressuposto de que essas práticas, com o digital, incorporam inovações à mediação cultural. Considerando-se tal perspectiva, o objetivo é estudar formas de mediação cultural que se configuram nos museus, no contexto da economia criativa, com a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. A metodologia de pesquisa é dedutiva e indutiva, conjugando análises quantitativas e qualitativas. O estudo de caso do Museomix é abordado, sendo ele um programa de mediação cultural que estimula experimentações criativas com tecnologias, mobilizando coletividades para esse fim. Ele foi realizado em 2017, no Circuito Liberdade, complexo cultural situado em Belo Horizonte, Minas Gerais. As técnicas de coleta de dados consistem em levantamentos bibliográficos e documentais, survey e observação participante. Os resultados são analisados com base em três categorias: poiesis (práticas poiéticas), paidia (dinâmicas de jogo) e aesthesis (percepções estésicas). De forma relacional, foram pesquisadas, no contexto da pandemia do Sars-CoV-2, em 2020, práticas digitais de mediação cultural adotadas em dois museus do Circuito Liberdade que integraram o Museomix. O propósito foi observar se as formas criativas de mediação analisadas em relação a eles se aplicam à realidade dos museus, nesse contexto pandêmico em que há a intensificação da comunicação digital. É possível inferir que o uso das tecnologias pode estimular inovações nas mediações culturais, nos casos considerados. As mediações culturais criativas articulam objetivos institucionais dos museus com propósitos de desenvolvimento humano e sociabilidade. Assim, observa-se que as tecnologias digitais são instrumentos com potencial de ativar a cognição sensível dos sujeitos e estimular processos de apropriação cultural, em bases coletivas.
Abstract: Museums are inserted in an organically digital society. In this scenario, cultural landscapes are updated, encouraging practices aimed at open collaboration and crowd creativity. There is an assumption that these practices, with the digital, incorporate innovations into cultural mediation. Considering this perspective, the objective is study forms of cultural mediation in museums, in the context of the creative economy, with Digital Technologies of Information and Communication. The research methodology is deductive and inductive, combining quantitative and qualitative analysis. The case study of Museomix is approached; which is a cultural mediation program that encourages creative experiments based on technologies, mobilizing collectivities for this. It was held in 2017, at Liberdade Circuit, a cultural complex located in Belo Horizonte, Minas Gerais. The technics of data collection were bibliographic and documental research, survey and participant observation. The results are based on three categories: poiesis (poietic practices), paidia (game dynamics) and aesthesis (esthesic perceptions). Relationally, in the context of the Sars-CoV-2 pandemic, in 2020, cultural mediation practices adopted in two museums of Liberdade Circuit that participated in the Museomix were researched. The purpose was to observe whether the creative forms of mediation analyzed concerning to Museomix apply to this pandemic context of intensifying digital communication. It is possible to infer that the use of technologies can stimulate innovation in cultural mediations, in the studied cases. These mediations involve articulating the institutional objectives of museums with human development and sociability purposes. Thus, it is observed that digital technologies are positioned as instruments capable of activating the subjects' sensitive cognition and stimulating processes of cultural appropriation, in collective basis.
Subject: Ciência da informação
Museus
Tecnologia da informação
Comunicação e tecnologia
Arte de contar histórias
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/36467
Issue Date: 24-Feb-2021
Appears in Collections:Teses de Doutorado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons