Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36467
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Cátia Rodrigues Barbosapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9328883625900100pt_BR
dc.contributor.referee1Renata Maria Abrantes Barachopt_BR
dc.contributor.referee2Diomira Maria Cicci Pinto Fariapt_BR
dc.contributor.referee3Pablo Alexandre Gobira de Souza Ricardopt_BR
dc.contributor.referee4Isa Maria Freirept_BR
dc.contributor.referee5Heloisa Helena Fernandes Gonçalves da Costapt_BR
dc.creatorFernanda Miranda de Vasconcellos Mottapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8123157823453349pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-14T19:01:53Z-
dc.date.available2021-06-14T19:01:53Z-
dc.date.issued2021-02-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36467-
dc.description.abstractMuseums are inserted in an organically digital society. In this scenario, cultural landscapes are updated, encouraging practices aimed at open collaboration and crowd creativity. There is an assumption that these practices, with the digital, incorporate innovations into cultural mediation. Considering this perspective, the objective is study forms of cultural mediation in museums, in the context of the creative economy, with Digital Technologies of Information and Communication. The research methodology is deductive and inductive, combining quantitative and qualitative analysis. The case study of Museomix is approached; which is a cultural mediation program that encourages creative experiments based on technologies, mobilizing collectivities for this. It was held in 2017, at Liberdade Circuit, a cultural complex located in Belo Horizonte, Minas Gerais. The technics of data collection were bibliographic and documental research, survey and participant observation. The results are based on three categories: poiesis (poietic practices), paidia (game dynamics) and aesthesis (esthesic perceptions). Relationally, in the context of the Sars-CoV-2 pandemic, in 2020, cultural mediation practices adopted in two museums of Liberdade Circuit that participated in the Museomix were researched. The purpose was to observe whether the creative forms of mediation analyzed concerning to Museomix apply to this pandemic context of intensifying digital communication. It is possible to infer that the use of technologies can stimulate innovation in cultural mediations, in the studied cases. These mediations involve articulating the institutional objectives of museums with human development and sociability purposes. Thus, it is observed that digital technologies are positioned as instruments capable of activating the subjects' sensitive cognition and stimulating processes of cultural appropriation, in collective basis.pt_BR
dc.description.resumoOs museus estão inseridos em uma sociedade organicamente digital. Nesse cenário, as paisagens culturais são atualizadas, estimulando práticas voltadas à colaboração aberta e à criatividade coletiva. Há o pressuposto de que essas práticas, com o digital, incorporam inovações à mediação cultural. Considerando-se tal perspectiva, o objetivo é estudar formas de mediação cultural que se configuram nos museus, no contexto da economia criativa, com a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. A metodologia de pesquisa é dedutiva e indutiva, conjugando análises quantitativas e qualitativas. O estudo de caso do Museomix é abordado, sendo ele um programa de mediação cultural que estimula experimentações criativas com tecnologias, mobilizando coletividades para esse fim. Ele foi realizado em 2017, no Circuito Liberdade, complexo cultural situado em Belo Horizonte, Minas Gerais. As técnicas de coleta de dados consistem em levantamentos bibliográficos e documentais, survey e observação participante. Os resultados são analisados com base em três categorias: poiesis (práticas poiéticas), paidia (dinâmicas de jogo) e aesthesis (percepções estésicas). De forma relacional, foram pesquisadas, no contexto da pandemia do Sars-CoV-2, em 2020, práticas digitais de mediação cultural adotadas em dois museus do Circuito Liberdade que integraram o Museomix. O propósito foi observar se as formas criativas de mediação analisadas em relação a eles se aplicam à realidade dos museus, nesse contexto pandêmico em que há a intensificação da comunicação digital. É possível inferir que o uso das tecnologias pode estimular inovações nas mediações culturais, nos casos considerados. As mediações culturais criativas articulam objetivos institucionais dos museus com propósitos de desenvolvimento humano e sociabilidade. Assim, observa-se que as tecnologias digitais são instrumentos com potencial de ativar a cognição sensível dos sujeitos e estimular processos de apropriação cultural, em bases coletivas.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectTecnologias Digitais de Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectCriatividade Coletivapt_BR
dc.subjectColaboração Abertapt_BR
dc.subjectMediação Culturalpt_BR
dc.subjectMuseuspt_BR
dc.subject.otherCiência da informaçãopt_BR
dc.subject.otherMuseuspt_BR
dc.subject.otherTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subject.otherComunicação e tecnologiapt_BR
dc.subject.otherArte de contar históriaspt_BR
dc.titleMediações culturais em museus, no contexto da economia criativa, com o uso de tecnologias digitaispt_BR
dc.title.alternativeCultural mediations in museums, in the context of the creative economy, with the use of digital technologiespt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons