Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36492
Type: Monografia (especialização)
Title: Aleitamento materno: implementando ações educativas
Authors: Ivandira Farias Santos
First Advisor: Régia Christina Moura Barbosa Castro.
Abstract: O aleitamento materno é uma das mais eficientes maneiras de atender as necessidades nutricionais, imunológicas e psicológicas das crianças. O leite materno é considerado o melhor alimento para o bebê, mantendo-o longe de infecções e maiores agravos, sendo o mais capacitado para um bom crescimento e desenvolvimento da criança. O presente estudo teve como objetivo geral: Implementar ações educativas sobre o aleitamento materno às puérperas internadas na clínica obstétrica de uma maternidade no Ceará e específicos: Desenvolver reflexões sobre a importância do aleitamento materno; Esclarecer dúvidas quanto ao aleitamento materno; Conscientizar as puérperas e seus familiares sobre os benefícios do aleitamento materno. O cenário de estudo foi a clínica obstétrica de uma maternidade na capital de Fortaleza – CE, que possui 64 leitos dos 220, disponíveis para gravidez de baixo e alto risco. Trata-se de um projeto de intervenção em que foram implementadas ações educativas às puérperas e seus familiares sobre os benefícios do aleitamento materno para mãe e o recém-nascido. Para o teste piloto foram convidados seis acompanhantes e seis puérperas, sendo divididos em dois grupos, cada um com seis participantes, sendo estes em dias diferentes. Primeiramente foi repassado uma pergunta norteadora acerca das reais necessidades das puérperas e acompanhantes sobre aleitamento materno e logo em seguida iniciada a atividade educativa. Para operacionalização da mesma, foram usadas tecnologias como álbum, vídeo e leitura de panfletos, todos esses da própria instituição. Em seguida, abriu-se espaço para discussões e orientações por parte da pesquisadora, totalizando um tempo médio de 45 minutos para cada grupo. Destacam-se como pontos deficientes das orientações recebidas antes da atividade: saúde do bebê, técnica para amamentar corretamente e acondicionamento do leite. Os pontos de maior aprendizado foram: acondicionamento do leite, o leite materno como propulsor para o vínculo mãe e bebê e o não uso de chupetas e mamadeiras. Como perspectiva de reforçar as orientações e esclarecer possíveis dúvidas, a criação de um grupo educativo com o uso de tecnologias torna-se benéfico para auxiliar na prática da amamentação. Acredita-se que a atitude de envolver o companheiro e familiares também possam contribuir para maior adesão ao aleitamento materno e consequentemente, diminuir o desmame precoce, com vistas a promoção da saúde do binômio.
Abstract: Breastfeeding is one of the most efficient ways to meet the nutritional, immunological and psychological needs of children. Breast milk is considered the best food for the baby, keeping it away from infections and major diseases, the most capable of good growth and development of children. This study aimed to: Implement educational activities about breastfeeding postpartum women admitted to the midwifery of a maternity hospital in Ceará and specific: to develop reflections on the importance of breastfeeding; Answer questions about breast-feeding; Educate mothers and families about thebenefits of breastfeeding. The study setting was the obstetrical unit of a maternity in the capital of Fortaleza -CE, which has 64 of the 220 beds available for pregnancy low and high risk. It is an intervention project in which educational activities have been implemented to puréperas and their families about the benefits of breastfeeding for mother and newborn. For the pilot test were asked six companions-six mothers were divided into two groups, each with six parties, which are on different days. It was first passed a guiding question about the real needs of mothers and caregivers about breastfeeding and soon after started the educational activity. For implementation thereof, were used technologies such as album, video and reading pamphlets, all those of the institution. Then the floor was opened for discussion and guidance from the researcher, totaling an average of 45 minutes for each group. Stand out as deficient points of guidance received before the activity: health of the baby, techniques for breastfeeding correctly and milk packaging. The biggest learning points were: Milk packaging, breast milk as a propellant for the mother and baby bond and the non-use of pacifiers and bottles. As a view to strengthening the guidelines and clarify any doubts, the creation of an educational group with the use of technology becomes beneficial to assist in the practice of breastfeeding. It is believed that the attitude of involving the partner and family can also contribute to greater adherence to breastfeeding and consequently reduce early weaning, with a view to promoting the binomial health.
Subject: Aleitamento Materno
Chupetas
Crescimento e Desenvolvimento
Necessidades Nutricionais
Promoção da Saúde
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/36492
Issue Date: 16-Nov-2015
Appears in Collections:Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha (EAD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
projeto Ivandira Final.pdf277.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.