Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36520
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Leandro Rodrigues Alves Dinizpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6131363509796975pt_BR
dc.contributor.referee1Elzimar Goettenauer de Marins Costapt_BR
dc.contributor.referee2Carolina Assis Dias Viannapt_BR
dc.creatorMichel Martins Lacerda Diogopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2534935042361238pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-18T17:37:27Z-
dc.date.available2021-06-18T17:37:27Z-
dc.date.issued2019-11-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36520-
dc.description.abstractThe paper investigates the contributions of a teaching project to the improvement of critical reading of fake news on the Internet among 9th grade students from the perspective of the researcher teacher. Digital Interaction and communication technologies have facilitated access to information, but require critical readers to avoid misinformation through phenomena such as fake news. This research is qualitative and considers concepts such as critical reading (BRAHIM, 2007, CASSANY & CASTELLÁ, 2010, SOUZA, 2011, MARINS-COSTA, 2016) and multi-literacy (ROJO, 2012). The analysis took place through the teaching project implemented in a public school in the city of Belo Horizonte. The actions were organized, firstly, by applying a questionnaire whose results made it possible to observe the students' profile in relation to Internet access habits, search for information and contact with fake news. Subsequently, the teaching project was applied through reading workshops with themes on Internet information, fake news characteristics, elements of journalism and, soon after, the differences between fake news and reliable journalism. The last stage consisted of the production of texts for social networks in order to alert the school community about the importance of critical reading of news on the Internet. The project provided students with improved reading skills through activities such as the recognition of details that highlight fake texts on the Internet, the importance of fact checking, and the distinction between reliable fake news journalism. Thus, it was possible to develop criticality in relation to news circulating on the network, as well as on ethics and responsibility interactions on the Internet.pt_BR
dc.description.resumoO trabalho investiga as contribuições de um projeto de ensino para o aprimoramento da leitura crítica de notícias falsas na internet entre estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental a partir da perspectiva do professor pesquisador. As tecnologias digitais de interação e comunicação facilitaram o acesso à informação, porém exigem leitores críticos para evitar a desinformação por meio de fenômenos como as notícias falsas. Esta pesquisa é qualitativa e considera conceitos como leitura crítica (BRAHIM, 2007; CASSANY & CASTELLÁ, 2010; SOUZA, 2011; MARINS-COSTA, 2016) e multiletramentos (ROJO, 2012). A análise ocorreu por meio do projeto de ensino implementado em uma escola pública do município de Belo Horizonte. As ações se organizaram, em primeiro lugar, com a aplicação de um questionário cujos resultados possibilitaram observar o perfil dos estudantes em relação a hábitos de acesso à internet, busca por informação e contato com notícias falsas. Posteriormente, houve a aplicação do projeto de ensino através de oficinas de leitura com temas sobre a informação na internet, características das notícias falsas, elementos do jornalismo e, logo após, as diferenças entre as fake news e o jornalismo confiável. A última etapa consistiu na produção de textos para as redes sociais, com o intuito de alertar a comunidade escolar sobre a importância da leitura crítica de notícias na internet. O projeto proporcionou aos alunos o aprimoramento das capacidades de leitura, através de atividades como o reconhecimento de detalhes que evidenciam textos falsos na internet, da importância da verificação de fatos, além da distinção entre o jornalismo confiável e fake news. Assim, foi possível desenvolver a criticidade em relação às notícias que circulam na rede, bem como sobre ética e responsabilidade nas interações na internet.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectLeitura críticapt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectFake Newspt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherJornalismopt_BR
dc.subject.otherFake newspt_BR
dc.subject.otherLeitores – Formaçãopt_BR
dc.subject.otherProdução de textospt_BR
dc.subject.otherLeitores – Ensino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamental – Belo Horizonte (MG)pt_BR
dc.titleA leitura crítica de notícias falsas na internet: uma proposta para os alunos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeCritical reading of fake news on iternet: a proposal for the final years of elementary schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.