Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/36554
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Anderson Altair Pinheiro de Macedo | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4930368588297718 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Leandra de Castro Gonzaga Figueiró | pt_BR |
dc.creator | Marco Antônio Marinho de Castro Lima | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-24T19:24:45Z | - |
dc.date.available | 2021-06-24T19:24:45Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-20 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/36554 | - |
dc.description.resumo | Apresento neste trabalho de conclusão de curso 05 (cinco) sequências didáticas elaboradas ao longo do Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0. Essas sequências didáticas são direcionadas a turmas do nono Ano do Ensino Fundamental ou turmas do primeiro Ano do Ensino Médio com abordagem do conteúdo de química na área de Ciências da Natureza. O foco das sequências é a utilização de ferramentas tecnológicas em mídias digitais de comunicação como recurso pedagógico a ser empregado em aulas, de modo a dar um significado a esses aparatos tecnológico como meios de construção de conhecimentos alinhados ao seu caráter de entretenimento que por ora é predominante entre os estudantes. A escolha de guiar seu trabalho por meio de sequências didáticas revela uma organização sistemática do professor bem como uma preocupação em deixar um registro a ser consultado por seus pares com o intuito de realizar uma análise acatando ou propondo ideias de modo a melhorar esse trabalho. A elaboração das sequências didáticas foi apoiada em estudos realizados ao longo do curso e da providencial orientação dos tutores. A experiência como professor por 30 anos foi crucial nesse processo de construção. Realizei adaptações da metodologia das aulas inserindo uma ferramenta tecnológica, o que conferiu mais dinamismo, interação e autonomia por parte dos alunos. De modo geral a metodologia de aplicação dos conteúdos em cada sequência foi acompanhada inicialmente por uma problematização de modo a estimular os alunos e expor ideias pré concebidas sobre os conceitos trabalhados, prossegue se com leitura de textos e finalmente o emprego de uma ferramenta tecnológica com o intuito de auxiliar na fixação dos conceitos. Em alguns casos utilizei a ferramenta tecnológica como um meio de difusão de informação que seria apropriada pelos alunos e aplicadas em atividades de maneira a gerar conhecimento. Observa-se que nossos alunos, nativos digitais, possuem uma incrível desenvoltura para manipular as ferramentas tecnológicas que a eles são apresentadas. Cabe ao professor monitorar e tutoriar de modo a potencializar esses recursos tecnológicos como recursos pedagógicos. Pretendo com esse trabalho provocar uma reflexão sobre os métodos de ensino em sala de aula de maneira a jogar uma luz sobre a importância do uso das tecnologias digitais de comunicação que associadas às metodologias ativas tornam recursos pedagógicos essencial ao trabalho docente. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Sequências Didáticas | pt_BR |
dc.subject | Recursos Tecnológicos | pt_BR |
dc.subject | Recursos Pedagógicos | pt_BR |
dc.subject | Metodologias Ativas | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject.other | Educação tecnológica | pt_BR |
dc.subject.other | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Material didático | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | O fazer pedagógico com foco nas tecnologias de informação e comunicação: sequências didáticas como apoio ao docente | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia-TICs-Versão final.pdf | 2.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License