Metodologia de caracterização e análise da poluição sonora para fins de planejamento urbano
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Editor
Universidade Federal de Minas Gerais
Descrição
Tipo
Dissertação de mestrado
Título alternativo
Methodology of characterization and analysis of noise pollution for urban planning purposes
Primeiro orientador
Membros da banca
Wellington Lopes Assis
Monica Amaral Haddad
Karla Albuquerque de Vasconcelos Borges
Monica Amaral Haddad
Karla Albuquerque de Vasconcelos Borges
Resumo
O crescimento das cidades e da vida urbana no mundo resulta em fenômenos de espalhamento
da malha urbana ou da densificação da ocupação, ambos resultando em demandas por novos espaços
coletivos e individuais, serviços, infraestruturas de transporte e produção. Contudo, a oferta de
condições de serviços e facilidades cria também impactos em vários aspectos do habitat urbano, em
especial à paisagem sonora. Cabe aos planejadores urbanos e às administrações públicas criarem
planos para a ocupação ordenada e tentar mitigar os efeitos colaterais negativos do crescimento das
cidades, a fim de promover a elevação dos índices de qualidade de vida da população. A poluição
sonora aparece como um dos principais problemas urbanos a serem enfrentados em ambientes que
acumulam fontes de ruído tais como trânsito de veículos, atividades industriais e até mesmo atividades
de lazer. Todavia, a identificação de todas as fontes geradoras de ruído e seus níveis de perturbação
é complexa, dispendiosa e demanda a utilização de equipamentos específicos que podem tornar o
mapeamento da paisagem sonora muito caro. Para que haja equilíbrio entre a necessidade da ação e
as condições de ação cabe, muitas vezes, apoiar o levantamento de dados de modo expedito, para
que já se comece a atuar na mitigação do problema. Neste trabalho procurou-se mapear as áreas mais
propensas aos impactos da poluição sonora através de variáveis proxy, ou seja, que têm a função de
substituir uma variável que seja de difícil mensuração, tais como os níveis sonoros. Utilizou-se também
a simulação do ruído de tráfego através modelos já estruturados e reconhecidos pela literatura para
verificação da compatibilidade de uso do solo com os níveis de ruído aproximados para aquelas áreas
a fim de se criar diretrizes para o planejamento acústico das cidades. A contribuição da dissertação é
um esquema metodológico. Para demonstração da proposta metodológica foi escolhido como estudo
de caso a área delimitada pelo Avenida do Contorno em Belo Horizonte, reconhecida como a área
projetada como cidade positivista, justificada pela homogeneidade espacial representada pela largura
de vias, dimensões de lotes e quadras, o que facilitou avaliações de comparação e julgamento do
comportamento das variáveis. Como resultado se coloca um roteiro metodológico de caracterização e
análise da paisagem sonora que pode ser assumida como base para planejamento urbano e revisão
de modos de ocupação e parâmetros urbanísticos.
Abstract
The growth of cities and urban life in the world results in phenomena of spreading urban fabric
or densification of occupation, both resulting in demands for new collective and individual spaces,
services, transport and production infrastructures. However, the provision of conditions for services and
facilities also creates impacts on various aspects of urban habitat, in particular the soundscape. It is up
to urban planners and public administrations to create plans for orderly occupation and try to mitigate
the negative side effects of the growth of cities, in order to promote the increase in the quality of life of
the population. Noise pollution appears as one of the main urban problems to be faced in environments
that accumulate noise sources such as vehicle traffic, industrial activities and even leisure activities.
However, the identification of all noise generating sources and their disturbance levels is complex,
expensive and requires the use of specific equipment that can make mapping the soundscape a difficult
task. In order to achieve a balance between the need for action and the conditions of action, it is often
necessary to support the data collection in an expeditious manner, making possible to begin the actions
to mitigate the problem. In this work, we tried explored the mapping of areas vulnerable to the impacts
of noise pollution through proxy variables, that is, that have the function of replacing a variable that is
difficult to measure, such as sound levels. Traffic noise simulation was also used through models already
structured and recognized by the literature to verify the compatibility of land use with the approximate
noise levels for those areas in order to create guidelines for the acoustic planning of cities. The
contribution of the dissertation is a methodological framework. To demonstrate the methodological
proposal, it was selected an area delimited by Avenida do Contorno in Belo Horizonte, recognized as
the urban morphology designed as a positivist city, due to the spatial homogeneity represented by the
width of roads, dimensions of lots and blocks. The homogenous condition of the area allowed
comparison evaluations and judgment of the behavior of the variables. As a result, a methodological
script for characterizing and analyzing the soundscape is placed, which can be assumed as a basis for
urban planning and review of occupation modes and urban parameters.
Assunto
Poluição sonora, Processo decisório por critério múltiplo, Planejamento urbano – Belo Horizonte (MG)
Palavras-chave
Poluição Sonora, Paisagem Sonora,, Mapa de Ruído, Análise Multicritérios, Planejamento Acústico