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dc.contributor.advisor1Cristiane de Freitas Cunha Grillopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5192405148322932pt_BR
dc.creatorIzabela de Freitas Cunha Lins Albuquerquept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0704000994598346pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-28T15:35:24Z-
dc.date.available2021-06-28T15:35:24Z-
dc.date.issued2019-06-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36591-
dc.description.resumoEsta dissertação consiste em uma investigação a partir da construção interdisciplinar de casos clínicos de adolescentes atendidos no Janela da Escuta, projeto de extensão da Faculdade de Medicina vinculado ao Departamento de Pediatria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), encaminhados com queixas escolares. O objetivo deste trabalho é verificar os impasses entre as demandas de encaminhamento dos adolescentes da escola para a saúde, o papel desta frente a essas demandas e a postura dos adolescentes diante desta situação, fazendo um recorte da clínica do Janela da Escuta a partir da análise de dois casos. Para isso, foi importante apresentar o trabalho do ambulatório, a forma como foi constituído e como funciona, a fim de delinear o problema enfrentado pela equipe interdisciplinar diante dos casos de queixa escolar e discutir as iniciativas já implementadas, apontando uma direção de construção dos casos a partir de um trabalho interdisciplinar. Além disso, tornou-se necessário abordar a adolescência, como seu conceito foi constituído na sociedade e qual a sua relação com o saber. A partir da metodologia utilizada pela equipe do Janela da Escuta, que se baseia no método psicanalítico da construção do caso clínico e é norteado pela possibilidade da emergência do saber do próprio sujeito, foram analisados dois casos de impasses escolares atendidos no projeto. Também foram realizadas conversações de orientação psicanalítica com os profissionais das escolas, outro recurso utilizado pela equipe do ambulatório, para entender o motivo do encaminhamento de alunos para a saúde e ouvir o que eles têm a dizer sobre os adolescentes estudados nesta pesquisa, identificando, assim, o sintoma da escola, que estará pontuado na fala dos professores. Dessa forma, através do impasse em relação à equipe de profissionais, foi realizada uma interlocução com o Núcleo Interdisciplinar de Psicanálise e Educação (NIPSE), da Faculdade de Educação da UFMG, para elucidar as questões apresentadas nos casos de queixa escolar, demonstrando a importância de se separar em categorias o que está contido nos discursos de cada caso. Ao final, constatou-se a necessidade e a importância de se ofertar a esses adolescentes um espaço de escuta de suas verdadeiras demandas, onde, por meio do convite à fala, puderam se assumir como protagonistas de suas questões e se reposicionar frente à situação em que se encontravam, tornando possível o aparecimento de sua singularidade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMEDICINA - FACULDADE DE MEDICINApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Promoção de Saúde e Prevenção da Violênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectImpasses escolarespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subject.otherAdolescentept_BR
dc.subject.otherPsicanálisept_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino Fundamental e Médiopt_BR
dc.titleOs adolescentes, as escolas e os impasses: um recorte da clínica no Janela da Escutapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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