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Type: Tese
Title: A genealogia acadêmica da ciência da informação brasileira: análise dos currículos dos pesquisadores/docentes
Authors: Carlos Alexandre de Oliveira
First Advisor: Marlene Oliveira
First Referee: Kátia de Oliveira Rodrigues
Second Referee: Marynice de Medeiros Matos Autran
Third Referee: Ronaldo Ferreira de Araújo
metadata.dc.contributor.referee4: Thiago Magela Rodrigues Dias
metadata.dc.contributor.referee5: Marília de Abreu Martins de Paiva
Abstract: A Ciência brasileira é desenvolvida nos laboratórios acadêmicos dos programas de pós-graduação existentes, principalmente, nas universidades federais. Lá formam-se os novos pesquisadores (mestres e doutores), que são absorvidos pelo próprio sistema científico do país. Nesse processo, destaca-se a atuação de pesquisadores que orientam os futuros mestres e doutores. Eles contribuem para o progresso científico, com a produção de novos conhecimentos científicos para a sociedade e com a formação de novas gerações de pesquisadores. O objetivo desta pesquisa é identificar e caracterizar os docentes/pesquisadores vinculados aos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação-PPGCIs conforme conceitos e métricas da Genealogia acadêmica-GA. Estudos de GA exploram aspectos da construção e avaliação da árvore genealógica de um ou grupo de pesquisador(es), de campos científicos ou comunidades científicas. Para isso, foram analisados currículos da Plataforma Lattes. Foram selecionados 155 pesquisadores/docentes, vinculados aos PPGCIs – com cursos acadêmicos de mestrado e doutorado, e com registro de orientações acadêmicas no doutorado. Para análises dos dados, foram consideradas as seguintes categorias: perfil acadêmico, fecundidade, fertilidade, descendência, geração e ascendência acadêmica. Os resultados revelaram um grupo de 155 pesquisadores, que realizaram um total de 2.785 orientações acadêmicas em programas da Ciência da Informação. São 1.974 dissertações de mestrado e 811 teses no doutorado. No perfil acadêmico, os dados mostraram que esses pesquisadores, em sua maioria, são mulheres (56,77%); idade entre 50 e 59 anos (36,77%) e estão vinculados a instituições da região Sudeste (63,23%). No doutorado, a titulação foi obtida, principalmente, entre os anos de 2000 e 2009 (50,32%), na Universidade de São Paulo (22,58%) em programa da CI (41,94%). As análises de Genealogia Acadêmica (GA) constataram que Lena Vania Ribeiro Pinheiro (IBICT) é a pesquisadora com maior fecundidade acadêmica na área. A professora Maria Nélida González de Gomez, também do IBICT, apresenta os maiores índices para fertilidade, descendência e geração acadêmica. Dentre as instituições, a UFMG se destaca com os maiores índices de fecundidade, descendência e geração acadêmica. O IBICT registra maior índice de fertilidade acadêmica. Os ancestrais acadêmicos totalizam 193 pesquisadores ascendentes identificados. Desses, 14 pesquisadores destacam-se pela capacidade de gerar descendentes acadêmicos atuantes na formação de pesquisadores para a CI do Brasil. Atualmente, 25 pesquisadores ascendentes possuem vínculos ativos nos PPGCIs. Constata-se que a procedência acadêmica dos pesquisadores/docentes investigados é fragmentada, tendo como núcleo de origem 82 ancestrais acadêmicos distintos. Concluiu-se que a atividade de orientação acadêmica, no âmbito dos programas de pós-graduação stricto sensu, constitui uma etapa central para o desenvolvimento científico da Ciência da Informação no Brasil. A análise da GA dos pesquisadores/docentes possibilita o reconhecimento daqueles que mais contribuem com a formação de novos pesquisadores para CI e, consequentemente, para a formação da comunidade científica da área no Brasil.
Abstract: The Brazilian Science is developed in academic laboratories of existing graduate programs mainly, at federal universities. There, new researchers (masters and doctors) are graduated and absorbed by the country’s scientific system itself. In such process, one must highlight the performance of researchers that advise the masters and doctors to-be. They contribute to the scientific progress, producing new scientific knowledge to the society and educating new generations of researchers. The objective of the research is identifying and characterizing the professors/researchers linked to the Information Science Graduate Programs (ISGPs). To achieve it, resumes hosted at the Lattes Platform are analyzed. One hundred fifty-five (155) professors/researchers linked to the ISGPs – which hold academic courses of master’s and doctor’s degrees, and with records of academic advising at the doctorate level – are selected. For the data analyses, the following categories are considered: academic profile, fecundity, fertility, descendancy, generation, and academic ancestry. The results reveal that the group of 155 researchers performs a total of 2.785 academic advising in ISGPs. There are 1.974 master´s dissertations and 811 doctoral theses. In the academic profile, the data show that the majority of researchers are women (56,77%). They are aged between 50 and 59 (36,77%), and are linked to institutions of the southeast region (63,23%). In the doctorate, the degree was obtained between the years of 2000 and 2009 (50,32%), at the University of São Paulo (22,58%) in an Information Science Program (41,94%). The analyses by Google Analytics find that Lena Vania Ribeiro Pinheiro (IBICT) is the researcher with the highest academic productivity in the field. Also, Professor Maria Nélida González de Gomez (IBICT) is highlighted as having the highest rates to fertility, descendancy and academic generation. Among all institutions, the Federal University of Minas Gerais stands out with the highest rates of fecundity, descendancy and academic generation. IBICT registers the highest rate of academic fertility. The academic ancestors total 193 identified ascendant researchers. Out of these, 14 researchers stand out for the capacity of generating academic descendants, which are active in the education of researchers for the Brazilian Information Science. Currently, 25 ascendant researchers hold active linkages to the ISGPs. It is observed that the academic provenance of the investigated researchers/professors is fragmented, having 82 distinct academic ancestors as an origin core. It concludes that the academic advising activity, within the graduate programs, constitutes a central stage for the scientific development of the Information Science in Brazil; the researchers/professors GA analysis enables the acknowledgement of those that contribute the most with the education of new researchers to the Information Science and, consequently, to the education of the scientific community in Brazil.
Subject: Ciência da informação
Genealogia
Pesquisadores
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/36604
Issue Date: 14-May-2021
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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