Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36654
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dc.contributor.advisor1Carlos Magno Camargos Mendonçapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5492658161377541pt_BR
dc.contributor.referee1Denise Araújo Pedronpt_BR
dc.contributor.referee2Joana Ziller de Araújo Josephsonpt_BR
dc.contributor.referee3Juarez Guimarães Diaspt_BR
dc.creatorCaroline Barbosa Mansopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8061905089057662pt_BR
dc.date.accessioned2021-07-05T10:26:34Z-
dc.date.available2021-07-05T10:26:34Z-
dc.date.issued2020-03-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36654-
dc.description.resumoEm um movimento derivado do interesse pela relação entre corpo e figurino, a pesquisa é composta pela proposta de análise de realizações cênicas que conferem a este trabalho a possibilidade de verificar como a identidade de gênero está prescrita no contexto social brasileiro. Assim, as análises são elaboradas a partir de Melindrosa (2014), de Ana Luisa Santos; Fuck Her (2018), de Ludmilla Ramalho; e, por fim, Rosa Púrpura (2014) e A frio (2017) de Berna Reale. A investigação leva em consideração todo o processo de escolha e preparação do corpo, a fim de perceber a potência, especialmente política, que a nudez em cena é capaz de mobilizar. A proposta metodológica abarca um levantamento bibliográfico com viés histórico sobre nudez, a fim de compreender como atualmente a noção de pudor pode contribuir na decisão de desnudar o corpo em cena. Ao compreender os limites sociais para o que é considerado obsceno, é possível buscar nessa relação as implicações políticas que o ato de desnudar representa para a constituição do feminino. Diante disso, é fundamental o aprofundamento em estudos que tratam das questões de gênero, da performance do corpo e da estética do corpo em sua exibição pública. Ademais, vale pontuar que temáticas abordadas neste estudo referentes às representações da imagem feminina, atravessam, de algum modo, todas as realizações cênicas analisadas e constituem em uma igual medida processos de violência sobre o corpo feminino. Como a própria análise pode constatar, esses elementos, na maioria das vezes, estão correlacionados e são evidenciados por meio da própria estrutura das ações performáticas. Além disso, é interessante perceber como tais expressões de violência podem ser vivenciadas de modos distintos pelos diferentes sujeitos femininos. Isso pode ser percebido pelo fato de que, mesmo abordando questões similares, as artistas o fizeram de modo bastante particular.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectNudezpt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectFigurinopt_BR
dc.subjectFemininopt_BR
dc.titleDesvestir-se em cena : investigações sobre figurino, nudez e representações do feminino em realizações cênicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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