Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36707
Type: Dissertação
Title: Homens na enfermagem: vivências dos primeiros graduados na Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (década de 1970)
Other Titles: Men in nursing: experiences of the first graduates at the School of Nursing of the Federal University of Minas Gerais (1970s)
Authors: Carla Aparecida de Carvalho
First Advisor: Rita de Cássia Marques
First Referee: Genival Fernandes de Freitas
Second Referee: Osnir Claudiano da Silva Junior
Abstract: Contextualização do tema: Os homens na enfermagem são conhecidos especialmente pelo trabalho como cuidadores nos serviços militares e ordens religiosas, assistindo aos doentes e feridos durante as Cruzadas e, posteriormente, nas guerras civis. Todavia, na idade contemporânea, o modelo de ensino conhecido como Nightingaleano privilegiou as mulheres e não permitiu a inserção dos homens nas escolas de enfermagem. No entanto, com a escassez de profissionais após a Segunda Guerra Mundial, os homens começaram a ser admitidos nos cursos regulares. Eles receberam pouco incentivo das escolas de enfermagem, sendo importante descortinar as vivências deste grupo durante a graduação em enfermagem. Justificativa: Poucos são os estudos que retratam a história dos homens na enfermagem e no contexto da enfermagem mineira, nos quase 90 anos de existência da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EEUFMG) nenhum trabalho aborda as vivências dos homens como alunos nessa escola. Questão norteadora: Como os primeiros homens inseridos na EEUFMG vivenciaram a graduação na década de 1970? Objetivo geral: Analisar como os primeiros homens vivenciaram a graduação na EEUFMG na década de 1970. Objetivos específicos: compreender como ocorreu a escolha profissional dos homens pela graduação em enfermagem; compreender como era ser homem em uma escola de enfermagem com predominância feminina. Percurso metodológico: Trata-se de um estudo sócio-histórico, de abordagem qualitativa, cujo referencial metodológico foi centrado na História Oral temática, desenvolvido por meio da análise de documentos históricos e entrevistas com roteiro semiestruturado, realizada com 10 homens que se formaram na EEUFMG na década de 1970. As entrevistas foram submetidas à Análise de Conteúdo Temática, enriquecidas com a pesquisa documental. Foi utilizado o software MAXQDA® para a organização dos dados, codificação e apoio para análise. Os preceitos éticos da Resolução nº 466/2012 foram respeitados. Foram construídas três categorias de análise, a saber: “Carreira de enfermeiros para homens: uma escolha profissional analisada?”; “O lado ruim da escolha: barreiras enfrentadas pelos homens durante a graduação em enfermagem”, “O lado bom da escolha: as benécias de ser homem no curso de graduação em enfermagem”. Resultados e discussão: A primeira categoria identificou que a enfermagem não foi a primeira opção de carreira da maioria do grupo. No entanto, as oportunidades oriundas dessa profissão levaram os entrevistados a escolhê-la. A segunda categoria revelou as dificuldades experenciadas pelos homens durante seu percurso acadêmico, apontando o cuidado com o sexo oposto como um dos obstáculos. Por fim, a terceira categoria apresentou os benefícios pela escolha de carreira, evidenciando que os homens são privilegiados por serem a minoria na ocupação. Considerações finais: este estudo proporcionou resgatar a história da enfermagem, cooperando para descortinar as vivências masculinas durante a graduação em enfermagem na EEUFMG na década de 1970. Sendo identificado que a escolha pelo curso proporcionou experenciar os dois lados: o bom e o ruim. Recomenda-se que o estudo seja ampliado para décadas seguintes, abordando os avanços ocorridos nos programas de enfermagem com a inserção dos homens no curso.
Abstract: Contextualization of the theme: Men in nursing are known especially for their work as caregivers in military services and religious orders, assisting the sick and wounded during the Crusades and, later on, in civil wars. However, in the contemporary age, the teaching model known as Nightingalean privileged women and did not allow men to enter nursing schools. However, with the shortage of professionals after World War II, men began to be admitted to regular courses. They received little encouragement from nursing schools, and it is important to unveil the experiences of this group during their undergraduate studies in nursing. Justification: There are few studies that portray the history of men in nursing and in the context of Minas Gerais nursing, in the almost 90 years of existence of the Nursing School of the Federal University of Minas Gerais (EEUFMG) no work addresses the experiences of men as students at that school. Guiding question: How did the first men inserted in the EEUFMG experience graduation in the 1970s? General objective: To analyze how the first men experienced graduation at EEUFMG in the 1970s. Specifics objectives: To understand how the professional choice of men took place in undergraduate nursing; understand what it was like to be a man in a nursing school with a female predominance. Methodological path: This is a socio-historical study, with a qualitative approach, whose methodological framework was centered on thematic Oral History, developed through the analysis of historical documents and interviews with a semi-structured script, carried out with 10 men who graduated from the EEUFMG in the 1970s. The interviews were submitted to Thematic Content Analysis, enriched with documentary research. MAXQDA® software was used for data organization, coding and support for analysis. The ethical precepts of Resolution n. 466/2012 were respected. Three categories of analysis were constructed, namely: “Nursing carrer for men: a thought through professional choice?”; "The bad side of the choice: barriers faced by men during the undergraduate nursing course", "The good side of the choice: the benefits of being a man in the undergraduate nursing course". Results and discussion: The first category identified that nursing was not the first career option for the majority of the group. However, the opportunities arising from this profession led respondents to choose it. The second category revealed the difficulties experienced by men during their academic career, pointing out the care for the opposite sex as one of the obstacles. Finally, the third category presented the benefits of choosing a career, showing that men are privileged because they are the minority in the occupation. Final considerations: this study allowed to rescue the history of nursing, cooperating to unveil the male experiences during the undergraduate nursing course at the EEUFMG in the 1970s. It was identified that the choice of the course allowed to experience both sides: good and bad. It is recommended that the study be extended to the following decades, addressing the advances that have occurred in nursing programs with the inclusion of men in the course.
Subject: História da Enfermagem
Enfermeiras e Enfermeiros
Escolha da Profissão
Escolas de Enfermagem
Masculinidade
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/36707
Issue Date: 20-Apr-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carla Aparecida de Carvalho.pdf2.33 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons