Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36722
Type: Dissertação
Title: Construção de dioramas como estratégia de ensino investigativo de biologia com ênfase em zoologia e no enriquecimento ambiental
Authors: Bruno Augusto da Silva
First Advisor: Alfredo Hannemann Wieloch
First Referee: Cristiano Schetini de Azevedo
Second Referee: Daniel Marchetti Maroneze
Abstract: Atualmente, no ensino de biologia, o conteúdo é ministrado de forma compartimentalizada, com enfoque na sua memorização, o que acaba impedindo o estabelecimento de relações entre os diversos temas abordados nessa disciplina. Assim como os demais campos de conhecimento da biologia, o conteúdo de zoologia não deve ser ensinado como um compartimento sem relações com estes outros conteúdos. Ele necessita ser visto junto com enfoques evolutivos e ecológicos. O presente trabalho apresenta uma sequência de ensino investigativa que convida o aluno a participar da construção do conhecimento, proporcionando maior autonomia do estudante diante de resoluções de problemas concretos. Utilizando uma metodologia baseada na construção de modelos, o presente trabalho aborda uma discussão relacionada à existência de recintos de visitação da vida selvagem como jardins zoológicos e suas condições pela realização de uma prática que ajude a contornar o problema de memorização e que também fortaleça a interdisciplinaridade dentro da própria biologia. A pesquisa foi feita em uma escola pública do estado de Minas Gerais. A avaliação dessa sequência de ensino investigativa foi feita através de um questionário diagnóstico, um questionário final e a observação do professor. O tema enriquecimento ambiental foi amplamente debatido. Os resultados obtidos sugerem que o protagonismo dos estudantes e sua participação ativa, demonstrada nessa sequência de ensino investigativa, tenha possibilitado a associação entre os aspectos ecológicos-evolutivos e a zoologia através da construção de modelos de recintos de animais observados no zoológico em escala menor para apresentação em uma feira de ciências organizada pela escola. É presumido que a metodologia empregada na construção da sequência didática permita ao estudante estabelecer as relações interdisciplinares e seus conteúdos para a construção do conhecimento.
Abstract: Currently, in the teaching of biology, the content is taught in a compartmentalized manner, with a focus on its memorization, which ends up preventing the establishment of relationships between the various topics covered in this discipline. As with other fields of knowledge in biology, the content of zoology should not be taught as a compartment unrelated to these other contents. It needs to be seen together with evolutionary and ecological approaches. The present work presents a sequence of investigative teaching that invites the student to participate in the construction of knowledge, providing the student with greater autonomy in the face of solving specific problems. Using a methodology based on the construction of models, the present work addresses a discussion related to the existence of visitation areas for wildlife such as zoos and their conditions by carrying out a practice that helps to circumvent the memorization problem and that also strengthens interdisciplinarity within biology itself. The research was carried out in a public school in the state of Minas Gerais. The evaluation of this investigative teaching sequence was carried out through a diagnostic questionnaire, a final questionnaire and the observation of the teacher. The topic of environmental enrichment was widely debated. The results obtained suggest that the protagonism of the students and their active participation, demonstrated in this sequence of investigative teaching, has enabled the association between ecological-evolutionary aspects and zoology through the construction of animal enclosure models observed in the zoo on a smaller scale for presentation at a science fair organized by the school. It is assumed that the methodology used in the construction of the didactic sequence allows the student to establish interdisciplinary relationships and their contents for the construction of knowledge.
Subject: Ensino - Biologia
Zoologia
Aprendizagem
Bem-estar do animal
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/36722
Issue Date: 30-Nov-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruno Silva TCM FINAL.pdf1.45 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons