Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36722
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Alfredo Hannemann Wielochpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5356885968037319pt_BR
dc.contributor.referee1Cristiano Schetini de Azevedopt_BR
dc.contributor.referee2Daniel Marchetti Maronezept_BR
dc.creatorBruno Augusto da Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9349266682748077pt_BR
dc.date.accessioned2021-07-14T13:17:18Z-
dc.date.available2021-07-14T13:17:18Z-
dc.date.issued2020-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36722-
dc.description.abstractCurrently, in the teaching of biology, the content is taught in a compartmentalized manner, with a focus on its memorization, which ends up preventing the establishment of relationships between the various topics covered in this discipline. As with other fields of knowledge in biology, the content of zoology should not be taught as a compartment unrelated to these other contents. It needs to be seen together with evolutionary and ecological approaches. The present work presents a sequence of investigative teaching that invites the student to participate in the construction of knowledge, providing the student with greater autonomy in the face of solving specific problems. Using a methodology based on the construction of models, the present work addresses a discussion related to the existence of visitation areas for wildlife such as zoos and their conditions by carrying out a practice that helps to circumvent the memorization problem and that also strengthens interdisciplinarity within biology itself. The research was carried out in a public school in the state of Minas Gerais. The evaluation of this investigative teaching sequence was carried out through a diagnostic questionnaire, a final questionnaire and the observation of the teacher. The topic of environmental enrichment was widely debated. The results obtained suggest that the protagonism of the students and their active participation, demonstrated in this sequence of investigative teaching, has enabled the association between ecological-evolutionary aspects and zoology through the construction of animal enclosure models observed in the zoo on a smaller scale for presentation at a science fair organized by the school. It is assumed that the methodology used in the construction of the didactic sequence allows the student to establish interdisciplinary relationships and their contents for the construction of knowledge.pt_BR
dc.description.resumoAtualmente, no ensino de biologia, o conteúdo é ministrado de forma compartimentalizada, com enfoque na sua memorização, o que acaba impedindo o estabelecimento de relações entre os diversos temas abordados nessa disciplina. Assim como os demais campos de conhecimento da biologia, o conteúdo de zoologia não deve ser ensinado como um compartimento sem relações com estes outros conteúdos. Ele necessita ser visto junto com enfoques evolutivos e ecológicos. O presente trabalho apresenta uma sequência de ensino investigativa que convida o aluno a participar da construção do conhecimento, proporcionando maior autonomia do estudante diante de resoluções de problemas concretos. Utilizando uma metodologia baseada na construção de modelos, o presente trabalho aborda uma discussão relacionada à existência de recintos de visitação da vida selvagem como jardins zoológicos e suas condições pela realização de uma prática que ajude a contornar o problema de memorização e que também fortaleça a interdisciplinaridade dentro da própria biologia. A pesquisa foi feita em uma escola pública do estado de Minas Gerais. A avaliação dessa sequência de ensino investigativa foi feita através de um questionário diagnóstico, um questionário final e a observação do professor. O tema enriquecimento ambiental foi amplamente debatido. Os resultados obtidos sugerem que o protagonismo dos estudantes e sua participação ativa, demonstrada nessa sequência de ensino investigativa, tenha possibilitado a associação entre os aspectos ecológicos-evolutivos e a zoologia através da construção de modelos de recintos de animais observados no zoológico em escala menor para apresentação em uma feira de ciências organizada pela escola. É presumido que a metodologia empregada na construção da sequência didática permita ao estudante estabelecer as relações interdisciplinares e seus conteúdos para a construção do conhecimento.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/*
dc.subjectBem-estar animalpt_BR
dc.subjectEspaços não formais de aprendizagempt_BR
dc.subjectJardins zoológicospt_BR
dc.subjectModelizaçãopt_BR
dc.subjectEcologiapt_BR
dc.subjectHabitat naturalpt_BR
dc.subject.otherEnsino - Biologiapt_BR
dc.subject.otherZoologiapt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherBem-estar do animalpt_BR
dc.titleConstrução de dioramas como estratégia de ensino investigativo de biologia com ênfase em zoologia e no enriquecimento ambientalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruno Silva TCM FINAL.pdf1.45 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons