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http://hdl.handle.net/1843/36793
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Mônica Bucciarelli Rodriguez | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8020354577253131 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mariana Torquato Quezado de Magalhães | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ana Lúcia Moraes Giannini | pt_BR |
dc.creator | Ricardo Silva | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7698665699843482 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-20T13:36:00Z | - |
dc.date.available | 2021-07-20T13:36:00Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-26 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/36793 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de uma sequência didática com o objetivo de mediar à compreensão pelos alunos dos conceitos básicos relacionados ao fluxo de informação genética (gene, proteína, códon, molécula de DNA e as de RNA, nucleotídeo e aminoácido) e aos processos relacionados à síntese de proteínas. Pretende também promover a percepção da Genética como uma área importante da Biologia e a sua aplicação no dia a dia. A Sequência Didática foi construída utilizando uma abordagem investigativa, bem como as atividades de criação de modelos concretos de moléculas invisíveis, utilizando blocos de construção e origami, com o objetivo de colocar os alunos como protagonistas no processo de ensino-aprendizagem. A sequência didática foi aplicada em uma turma de alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual localizada no município de Itabira-MG. A aprendizagem dos alunos dos conceitos e do fluxo de informação genética foi observada durante o seu uso. Os alunos participaram voluntariamente da pesquisa, respondendo a questionários estruturados para posterior análise quali-quantitativa. Além disso, as observações durante a aplicação foram registradas e utilizadas na análise da SD, bem como a experiência anterior de ensino e literatura relacionada. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Genética molecular | pt_BR |
dc.subject | Ensino de biologia | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Atividade lúdica | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino - Biologia | pt_BR |
dc.subject.other | Genética | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.title | A aprendizagem da transmissão da informação genética com blocos de montar | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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