Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36793
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mônica Bucciarelli Rodriguezpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8020354577253131pt_BR
dc.contributor.referee1Mariana Torquato Quezado de Magalhãespt_BR
dc.contributor.referee2Ana Lúcia Moraes Gianninipt_BR
dc.creatorRicardo Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7698665699843482pt_BR
dc.date.accessioned2021-07-20T13:36:00Z-
dc.date.available2021-07-20T13:36:00Z-
dc.date.issued2020-10-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36793-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta o desenvolvimento de uma sequência didática com o objetivo de mediar à compreensão pelos alunos dos conceitos básicos relacionados ao fluxo de informação genética (gene, proteína, códon, molécula de DNA e as de RNA, nucleotídeo e aminoácido) e aos processos relacionados à síntese de proteínas. Pretende também promover a percepção da Genética como uma área importante da Biologia e a sua aplicação no dia a dia. A Sequência Didática foi construída utilizando uma abordagem investigativa, bem como as atividades de criação de modelos concretos de moléculas invisíveis, utilizando blocos de construção e origami, com o objetivo de colocar os alunos como protagonistas no processo de ensino-aprendizagem. A sequência didática foi aplicada em uma turma de alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual localizada no município de Itabira-MG. A aprendizagem dos alunos dos conceitos e do fluxo de informação genética foi observada durante o seu uso. Os alunos participaram voluntariamente da pesquisa, respondendo a questionários estruturados para posterior análise quali-quantitativa. Além disso, as observações durante a aplicação foram registradas e utilizadas na análise da SD, bem como a experiência anterior de ensino e literatura relacionada.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGenética molecularpt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectAtividade lúdicapt_BR
dc.subject.otherEnsino - Biologiapt_BR
dc.subject.otherGenéticapt_BR
dc.subject.otherAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.titleA aprendizagem da transmissão da informação genética com blocos de montarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCM Ricardo.pdf2.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.