Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36885
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAndré Braz Golgherpt_BR
dc.date.accessioned2021-07-22T20:41:44Z-
dc.date.available2021-07-22T20:41:44Z-
dc.date.issued2020-
dc.citation.volume8pt_BR
dc.citation.issue18pt_BR
dc.citation.spage107pt_BR
dc.citation.epage137pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.20336/rbs.511pt_BR
dc.identifier.issn23180544pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36885-
dc.description.abstractEsse artigo analisa a relação entre o desempenho no exame de entrada e o posterior desempenho acadêmico na UFMG. Os resultados indicam uma convergência de resultados entre minorias e não minorias na universidade. Quando o exame próprio da UFMG for usado como primeira etapa do processo seletivo para aqueles que foram aprovados nessa instituição em 2009, as provas de português, matemática e ciências tinham um poder preditivo maior do que as provas de humanidades ou língua estrangeira com relação ao desempenho na universidade. Para aqueles que foram aprovados na UFMG em 2012, quando o ENEM foi usado como primeira etapa, todas as provas (linguagem, matemática, humanidades e ciências) tiveram coeficientes positivos e significativos. Além disso, a segunda etapa da UFMG teve o poder de previsão maior quando o ENEM foi usado como primeira etapa.pt_BR
dc.description.resumoThis paper analyses associations between performance on the entrance exams and subsequent academic performance at the Federal University of Minas Gerais (UFMG). Results clearly indicate that minority students catch up with other students while attending the university. For those who entered this institution in 2009, when the first stage of the selection process was UFMG's own exam, the Portuguese, Mathematics, and Science exams had a larger predictive power, while the humanities and foreign language exams showed non-significant results or played smaller roles in predicting GPA outcomes. For those who were selectedin the entrance exam of 2012, when the National Exam of the Secondary Level (ENEM) was used as the first stage of the selection process, all four exams (Language, Mathematics, Humanities, and Science) showed positive and significant results. In addition, the second stage of UFMG's exam had a greater predictive power when ENEM was used as the first stage of the selection process.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Sociologia (Sociedade Brasileira de Sociologia)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMinoritiespt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectUFMGpt_BR
dc.subject.otherMinoriaspt_BR
dc.subject.otherDesempenhopt_BR
dc.subject.otherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.titleAssociations between performance on the entrance exam and subsequent academic performance at the Federal University of Minas Geraispt_BR
dc.title.alternativeAssociações entre desempenho no vestibular e desempenho acadêmico subsequente na Universidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttp://www.sbsociologia.com.br/rbsociologia/index.php/rbs/article/download/554/pdf_58pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5884-225Xpt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.