Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/36926
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Fabio Tozi | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-23T21:37:06Z | - |
dc.date.available | 2021-07-23T21:37:06Z | - |
dc.date.issued | 2017-10 | - |
dc.citation.issue | 12 | pt_BR |
dc.citation.spage | 10270 | pt_BR |
dc.citation.epage | 10281 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2175-8875 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/36926 | - |
dc.description.abstract | The article presents some theoretical discussions and the main empirical analyses of an initial survey on private transport companies by mobile application, like, and especially, Uber. It is proposed to discuss the territorial strategy of action of this company in Brazil from the choice of the places (municipalities), services and technologies, and its capacity to regionalize its action. Thus, the politicaladministrative boundaries (especially in the municipal entity) and the region as a political tool of the corporation are opposed. Finally, we discuss the concrete limits of competition and the sharing economy in such oligopolistic branches. | pt_BR |
dc.description.resumo | O artigo apresenta os debates teóricos e as algumas das principais observações empíricas de uma pesquisa em fase inicial sobre empresas de transporte privado de passageiros mediado por aplicativos, especialmente a Uber. Propõe-se debater a estratégia de ação territorial da empresa no Brasil a partir da escolha dos seus lugares de ação e, especialmente, da sua capacidade (técniconormativa) de regionalizar a sua ação. Assim, apresenta-se um debate entre os limites político-administrativos do território (especialmente o ente municipal) e a região como ferramenta da corporação. Por fim, debate-se os limites concretos das ideias de concorrência e compartilhamento em ramos oligopólicos como esses. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Outra Agência | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | IGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do XII Encontro Nacional da ANPEGE | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transporte privado e urbanização | pt_BR |
dc.subject | Informação estratégica | pt_BR |
dc.subject | Uber | pt_BR |
dc.subject.other | Transportes - Trânsito de passageiros | pt_BR |
dc.subject.other | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject.other | Transporte urbano - Brasil | pt_BR |
dc.title | Uso do território brasileiro por empresas globais de transporte por aplicativos: as estratégias de ação da Uber e as tensões advindas das resistências locais e regionais | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | http://www.enanpege.ggf.br/2017 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Uso do território brasileiro por empresas globais de transporte por aplicativos as estratégias de ação da Uber e as tensões advindas das resistências locais e regionais.pdf | 741.72 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.