Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36926
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFabio Tozipt_BR
dc.date.accessioned2021-07-23T21:37:06Z-
dc.date.available2021-07-23T21:37:06Z-
dc.date.issued2017-10-
dc.citation.issue12pt_BR
dc.citation.spage10270pt_BR
dc.citation.epage10281pt_BR
dc.identifier.issn2175-8875pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36926-
dc.description.abstractThe article presents some theoretical discussions and the main empirical analyses of an initial survey on private transport companies by mobile application, like, and especially, Uber. It is proposed to discuss the territorial strategy of action of this company in Brazil from the choice of the places (municipalities), services and technologies, and its capacity to regionalize its action. Thus, the politicaladministrative boundaries (especially in the municipal entity) and the region as a political tool of the corporation are opposed. Finally, we discuss the concrete limits of competition and the sharing economy in such oligopolistic branches.pt_BR
dc.description.resumoO artigo apresenta os debates teóricos e as algumas das principais observações empíricas de uma pesquisa em fase inicial sobre empresas de transporte privado de passageiros mediado por aplicativos, especialmente a Uber. Propõe-se debater a estratégia de ação territorial da empresa no Brasil a partir da escolha dos seus lugares de ação e, especialmente, da sua capacidade (técniconormativa) de regionalizar a sua ação. Assim, apresenta-se um debate entre os limites político-administrativos do território (especialmente o ente municipal) e a região como ferramenta da corporação. Por fim, debate-se os limites concretos das ideias de concorrência e compartilhamento em ramos oligopólicos como esses.pt_BR
dc.description.sponsorshipOutra Agênciapt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XII Encontro Nacional da ANPEGEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTransporte privado e urbanizaçãopt_BR
dc.subjectInformação estratégicapt_BR
dc.subjectUberpt_BR
dc.subject.otherTransportes - Trânsito de passageirospt_BR
dc.subject.otherTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subject.otherTransporte urbano - Brasilpt_BR
dc.titleUso do território brasileiro por empresas globais de transporte por aplicativos: as estratégias de ação da Uber e as tensões advindas das resistências locais e regionaispt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttp://www.enanpege.ggf.br/2017pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.