Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/36948
Tipo: Tese
Título: As audácias e as histórias : análise psicossocial das trajetórias de negras/os doutoras/es em Psicologia na interface dos estudos sobre carreiras
Título(s) alternativo(s): The audacities and the stories : psychosocial analysis of the trajectories of black PhDs in Psychology at the interface of careers studies
Autor(es): Vilmar Pereira de Oliveira
primer Tutor: Sergio Dias Cirino
primer Co-tutor: Miguel Omar Gallegos de San Vicente
primer miembro del tribunal : Claudia Andréa Mayorga Borges
Segundo miembro del tribunal: Delba Teixeira Rodrigues Barros
Tercer miembro del tribunal: Jacqueline de Oliveira Moreira
Cuarto miembro del tribunal: Luciana Kind do Nascimento
Quinto miembro del tribunal: Míriam Lúcia dos Santos Jorge
Resumen: A presente tese consiste em um estudo sobre as trajetórias profissionais e de vida de pessoas que se autodeclaram negras e que passaram por cursos de pós-graduação stricto sensu em Psicologia, almejando a carreira docente em Instituições de Ensino Superior. A discussão é feita por meio de uma perspectiva crítica e descolonial que articula saberes advindos dos campos da Psicologia Social e da Orientação Profissional. A pesquisa em questão surgiu do incômodo do autor quanto ao pequeno contingente de docentes negras/os nos cursos de Psicologia da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Acrescenta-se a isso o aumento das ações afirmativas e do número de pessoas negras que têm conquistado espaço nos cursos de mestrado e doutorado em Psicologia do referido território, em contraste com a baixa entrada profissional dessas pessoas após a obtenção do grau. Além da compilação dessas observações, a investigação feita recorreu metodologicamente à escuta de histórias de quatro informantes (duas mulheres e dois homens), cruzadas pela composição de duas narrativas ficcionais que versam sobre carreira, negritude e racismo. Entre os resultados, do ponto de vista das trajetórias das pessoas entrevistadas, destaca-se que não houve planejamento de carreira, mas que a vida, conforme foram se percebendo brechas, permitiu que cada uma vivesse os sonhos e desejos profissionais. Igualmente se observa na literatura, tornar-se ou descobrir-se negra/o ganhou novos contornos e força na experiência universitária desses sujeitos/as. As histórias ouvidas denunciam as diferenças materiais e simbólicas para atravessar a graduação e a pós-graduação: aspectos familiares e seus desafios e agenciamentos, dificuldades financeiras (conciliar estudo e trabalho), baixa representatividade (presença de poucas ou nenhuma figura negra de referência no contexto acadêmico), poucos espaços de diálogo e diversos exemplos de situações em que se denotam injúria e preconceito racial. Constata-se que, ao longo da formação dos/as participantes do estudo, a Psicologia (ou a busca por uma Psicologia correspondente ao sofrimento sentido e aos demais anseios) foi se tornando um instrumento de resistência e enfrentamento às opressões vividas. Argumenta-se, por fim, pela inclusão da Orientação Profissional e de Carreira em práxis e perspectivas críticas como parte das ações afirmativas destinadas à população negra, considerando-a como ferramenta para intervenções clínicas e psicossociais diante das problemáticas apresentadas.
Abstract: The present thesis consists of a study about the professional and life trajectories of self-declared black people, and who have gone through stricto sensu postgraduate courses in Psychology, aiming at the teaching career in Higher Education Institutions. The discussion is made through a critical and decolonial perspective that articulates knowledge from the fields of Social Psychology and Professional Guidance. The research in question arose from the author's discomfort regarding the small number of black teachers in the Psychology courses in the Metropolitan Region of Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. Added to this is the increase in affirmative actions and the number of black people who have won space in the masters and doctoral courses in Psychology of that territory, in contrast to their low professional entry, after obtaining the degree. In addition to compiling these observations, the investigation carried out methodologically used to listen to the stories of four informants (two women and two men) crossed through the composition of two fictional narratives, which deal with career, blackness and racism. Among the results, from the point of view of the trajectories of the people interviewed, it is noteworthy that there was no career planning, but life, as gaps were perceived, allowed each one to live the dreams and professional desires. It is also observed in the literature, becoming or discovering yourself black has gained new contours and strength in the university experience of these subjects. The stories heard denounce the material and symbolic differences to cross undergraduate and graduate courses: family aspects and their challenges and agencies, financial difficulties (reconciling study and work), low representativeness (presence of few or no black reference figures in the context academic), few spaces for dialogue, but several examples of situations in which injury and racial prejudice. It appears that throughout the training of the study participants, Psychology (or the search for a Psychology corresponding to the suffering felt and the other yearnings) has become an instrument of resistance and coping with the oppressions experienced. Finally, it is argued for the inclusion of Professional and Career Guidance in praxis and critical perspectives as part of the affirmative actions aimed at the black population, considering it as a tool for clinical and psychosocial interventions in the face of the problems presented.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/36948
Fecha del documento: 7-dic-2020
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Tese Vilmar Oliveira - Psicologia.pdfTese Vilmar Oliveira - Psicologia2.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons