Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36963
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Carlos Magno Camargos Mendonçapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5492658161377541pt_BR
dc.contributor.referee1Juliana Freire Gutmanpt_BR
dc.contributor.referee2Joana Ziller de Araújo Josephsonpt_BR
dc.contributor.referee3Carlos Frederico de Brito D' Andreapt_BR
dc.creatorVictor Hugo da Pieve Rodrigues Valadarespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1925942303148263pt_BR
dc.date.accessioned2021-07-26T16:43:24Z-
dc.date.available2021-07-26T16:43:24Z-
dc.date.issued2021-03-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36963-
dc.description.abstractThis study aims to analyze how the North American game platform Itch.io operates in the construction, maintenance and normalization of gender, based on its classification system (tags). For this, I focus specifically on two tags, LGBT and Gay, and develop a verbal-visual analysis around the 10 most and least present covers in each of these groups of tags. In the investigation, I discuss the Japanese origins of male and female protagonism, highlighting the divergences between Japanese and American representations. I interpret social gender from Teresa De Lauretis' perspective and consider that the act of classifying bodies or “things” is inherently human (BOWKER; STAR, 2000). I use studies of Carlos D’Andréa (2020), José Van Dijck, Thomas Poell and Martijn de Wall (2018) and Van Dijck (2013) as a theoretical contribution to discuss platforms. On Itch.io, I defend the existence of Itchnomia, a unique classification structure, built from the hybridization of folksonomic and taxonomic processes. From my analysis, I argue that the investigated platform uses a series of strategies, such as the bubbles of meanings, to delimit the possible understandings around each tag. A consequence of this is the fragmentation of representations and the LGBT community around specific aspects, in which sexual desire and the enhancement of the body are linked to “Gay covers”, to cuteness and to “acceptable” in presence of the CIStema to “LGBT”. Finally, I point out that just as the genre has blind spots (DE LAURETIS, 1987), there are ways to tension and subvert the orders created by the platform, even if in a partial and momentary way, especially through the appropriation of an existing tool, destined to who produces and distributes games.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objetivo analisar como a plataforma de games estadunidense Itch.io opera na construção, na manutenção e na normalização dos gêneros, a partir de seu sistema de classificações (tags). Concentro-me especificamente em duas tags, LGBT e Gay, e desenvolvo uma análise verbo-visual em torno das 10 capas mais e menos presentes em cada um desses grupos de etiquetas. Para este estudo, resgato as origens japonesas do protagonismo masculino e feminino, destacando as divergências entre as representações nipônicas e estadunidenses. Interpreto o gênero social a partir da visão de Teresa De Lauretis e considero que o ato de classificar os corpos ou as “coisas” é inerentemente humano (BOWKER; STAR, 2000). Utilizo as contribuições teóricas de Carlos D’Andréa (2020), José Van Dijck, Thomas Poell e Martijn de Wall (2018) e Van Dijck (2013) como aporte teórico para discutir plataformas. Na Itch.io, defendo a existência da Itchnomia, uma estrutura de classificação singular, construída a partir da hibridização de processos folksonômicos e taxonômicos. A partir da minha análise, defendo que a plataforma investigada utiliza uma série de estratégias, como as bolhas de significados, para delimitar as compreensões possíveis em torno de cada tag. Uma consequência disso é a fragmentação das representações e da comunidade LGBT em torno de aspectos específicos, nos quais o desejo sexual e a valorização do corpo são atrelados às “capas Gay” e à fofura e ao “aceitável” perante o CIStema às “LGBT”. Por fim, aponto que assim como o gênero possui pontos cegos (DE LAURETIS, 1987), existem formas de tensionar e subverter os ordenamentos criados pela plataforma, mesmo que de maneira parcial e momentânea, sobretudo através da apropriação de uma ferramenta existente, destinada a quem produz e distribui games.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectPlataformapt_BR
dc.subjectClassificaçõespt_BR
dc.subjectLGBTpt_BR
dc.subjectGaypt_BR
dc.titleA normalização dos gêneros nas capas de games LGBT e gay na Itch.io : tendências, identidades e protagonismos em uma plataforma de jogos digitaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.