Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/37038
Tipo: Artigo de Evento
Título: Ensino de projeto e aprendizagem por solução de problemas
Autor(es): Maurício José Laguardia Campomori
Resumo: Este trabalho se propõe a testar duas hipóteses sobre a prática de ensino de projeto de arquitetura: a primeira é de que a prática profissional condiciona a forma de ensinar dos professores de projeto, que em sua maioria não possuem formação didática; a segunda é que o ensino de projeto é principalmente feito através de processos que se aproximam da ideia de aprendizagem baseada em solução de problemas ou PBL (Problem Based Learning). Para tanto, foi elaborado um questionário e este foi submetido a professores de faculdades e escolas de arquitetura nacionais e estrangeiras, em busca de aferir se as hipóteses teriam validade e, caso afirmativo, se haveria variações significativas relacionadas à localização das instituições. Os resultados indicam que se pode afirmar que as hipóteses procedem e que podemos dizer que a prática das escolas de arquitetura, a despeito de sua aparente desvinculação do modelo cientificista que domina a Universidade contemporânea, pode apontar novos caminhos para toda a Universidade.
Abstract: This paper aims to test two hypotheses about the teaching of architectural design: the first is that professional practice shapes the way of teaching of design studio teachers, who mostly do not have didactic training; the second is that most of studio teaching is based in processes that resemble the problem-based learning (PBL) approach. A survey was submitted to professors of Brazilian and foreign architecture schools, in order to verify if the hypotheses were valid and if there would be significant variations related to the location of the institutions. The results indicate that the hypotheses can be confirmed, and that we can say that the practice of the schools of architecture, despite its apparent dissociation from the scientific model that dominates the contemporary university, can point out new paths for the University.
Assunto: Arquitetura
Projeto arquitetônico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ARQ - DEPARTAMENTO DE PROJETOS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/37038
Data do documento: 2018
metadata.dc.url.externa: http://https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/27744/2/eixo-1.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: V encontro da associação nacional de pesquisa e pós-graduação em arquitetura e urbanismo - anais
Aparece nas coleções:Artigo de Evento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maurício Campomori 3.pdf1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.