Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37046
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dc.contributor.advisor1André Márcio Picanço Favachopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5194971656535358pt_BR
dc.contributor.referee1Marlucy Alves Paraísopt_BR
dc.contributor.referee2Maria Carolina da Silva Caldeirapt_BR
dc.contributor.referee3Selmo Haroldo de Resendept_BR
dc.contributor.referee4Sandra Márcia Campos Pereirapt_BR
dc.creatorGinaldo Cardoso de Araújopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2801448444389056pt_BR
dc.date.accessioned2021-07-28T00:54:08Z-
dc.date.available2021-07-28T00:54:08Z-
dc.date.issued2021-02-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/37046-
dc.description.resumoAs reformas educacionais dos anos finais da década de 1990 e início dos anos 2000, no Brasil, produziram um conjunto de políticas públicas voltadas para a formação e o desenvolvimento profissional docente, com a preocupação, entre outras, de induzir e conduzir a inserção de professores na carreira. Em tal contexto, emerge, do ponto de vista desta tese, o dispositivo de inserção docente, tomado como objeto de investigação para o presente estudo. Inspirada nas noções de dispositivo, relações de poder e governo de Michel Foucault, esta pesquisa objetiva analisar a constituição e o funcionamento do dispositivo de inserção docente, considerando as relações entre saber, poder, verdade e governo nele imbricadas. Visa, sobretudo, saber como se dão as relações de poder que constituem o/a professor/a iniciante na carreira. Para tanto, dois itinerários foram percorridos: o primeiro consistiu no mapeamento de documentos oficias que regulamentam as políticas públicas destinadas à formação profissional de professores/as, tanto no âmbito nacional como no âmbito local, a saber, o Município de Caetité, no Estado da Bahia; o segundo itinerário buscou reunir um conjunto de falas de professores/as iniciantes, professores/as experientes e coordenadores/as pedagógicos da Rede Municipal de Educação de Caetité que atuam em escolas de Ensino Fundamental II, coletadas durante a realização de grupos de discussão, entrevistas e participação do pesquisador em encontros de planejamento e formação. A análise da materialidade empírica evidenciou que a prática, mais precisamente a prática docente, é a complexa política de verdade que move um jogo de disputas e embates em torno da docência contemporânea no dispositivo de inserção docente. Nesse jogo, o dispositivo aciona um conjunto de táticas com uma diversidade de técnicas e procedimentos para fazer funcionar normas, regras, princípios, valores e atitudes docentes como manifestação do verdadeiro na condução de professores/as nos anos iniciais da carreira. No dispositivo de inserção docente, a prática docente revelou-se múltipla, dinâmica e maleável: ora é lugar, espaço de trabalho, formação e qualificação profissional, ora é objeto, instrumento, fonte de estudo e reflexão, ora é ação, intervenção, modo e maneira de fazer algo real e subjetivo. Desse modo, a prática em geral e a prática docente constituem a linha central de saber-poder do dispositivo de inserção docente, produzindo um conjunto de princípios verdades para o governo do/a professor/a no início e ao longo de sua carreira, capazes de conduzi-lo/la à constituição de uma prática multifacetada de docência, ao mesmo tempo em que confabula a figura do profissional habilidoso para governar os sujeitos escolares por meio das aprendizagens demandadas pela sociedade neoliberal atual.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectProfessor/a iniciantept_BR
dc.subjectDispositivopt_BR
dc.subjectSaber-poderpt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectPráticapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subject.otherProfessores -- Formaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores -- Desenvolvimento profissionalpt_BR
dc.subject.otherProfessores -- Prática de ensinopt_BR
dc.subject.otherProfessores -- Formação -- Políticas públicaspt_BR
dc.subject.otherBahia -- Educaçãopt_BR
dc.titleDispositivo de inserção docente: a prática como política de verdade na formação e atuação de professores/as iniciantes na carreirapt_BR
dc.typeTesept_BR
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