Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37070
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorIara Fricke Mattept_BR
dc.date.accessioned2021-07-28T17:44:31Z-
dc.date.available2021-07-28T17:44:31Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.volume01pt_BR
dc.citation.issue2017pt_BR
dc.citation.spage10pt_BR
dc.citation.epage35pt_BR
dc.identifier.doihttps://10.1590/permusi2017-10pt_BR
dc.identifier.issn23176377pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/37070-
dc.description.abstractThe historiographical and secondary sources help us to better understand part of the vocal aesthetics of the end of Renaissance and early Baroque. The influence of literary text- its meaning and diction –, of mother tongue, and vocal ornamentation becomes clear in the construction of the ideal vocal sound of the period. We conclude that vocal homogenization was not part of his ideal sound, that vocal ornamentation was extremely valued, and that he mother tongue greatly influenced the sound and how the vocal apparatus itself was used in the singing voice.pt_BR
dc.description.resumoAs fontes historiográficas e secundárias nos ajudam a compreender melhor parte da estética vocal do final da Renascença e início do Barroco. Nelas fica claro a influência do texto literário – seu significado e dicção –, da impostação natural da língua materna e do uso de ornamentação na construção do ideal sonoro vocal do período. Após examinarmos algumas destas fontes, concluímos que a homogeneização de registros não fazia parte deste ideal sonoro, que a ornamentação vocal era extremamente valorizada no período e que a língua materna influenciava sobremaneira a sonoridade e a utilização do aparato vocal no canto.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMUS - DEPARTAMENTO DE TEORIA GERAL DA MÚSICApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofPer Musipt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTtratados sobre vozpt_BR
dc.subjectEstética vocal na música antigapt_BR
dc.subjectVoz na renascença e protobarrocopt_BR
dc.subjectOrnamentação vocalpt_BR
dc.subject.otherTécnica vocalpt_BR
dc.subject.otherMúsica vocalpt_BR
dc.subject.otherBarroco na músicapt_BR
dc.subject.otherRenascença (Música)pt_BR
dc.titleEstética vocal na transição da renascença para o barroco: revisão de fontes historiográficas sobre o treinamento vocal e ornamentaçãopt_BR
dc.title.alternativeVocal Aesthetic in the transition of the Renaissance to the Baroque: review of historiographical sources on vocal training and ornamentationpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Estética vocal na transição da Renascença para o Barroco.pdf267.37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.