Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/37075
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Sistemas de informações geográficas e seus visualizadores tridimensionais para o ensino do projeto de arquitetura e urbanismo
Autor(es): Renato Cesar Ferreira de Souza
Resumo: Estuda-se o apoio de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) para o ensino de projetos de Arquitetura e Urbanismo. Esperava-se que estudantes alcançassem maior rapidez na tomada de decisões gerando hipóteses projetuais e testando-as, o quê hipoteticamente, resultaria em soluções de projeto mais criativas e detalhadas. Observação e avaliação dos produtos gerados demonstraram que o potencial das ferramentas depende do ajuste do tempo de aprendizagem do uso do SIG. Os resultados apresentaram projetos majoritariamente derivados de hipóteses únicas. Pesquisas futuras estudarão a criatividade na geração de hipóteses projetuais com apoio do instrumental, mas considerando diversos problemas de projeto na proposta de ensino.
Assunto: Arquitetura
Projeto arquitetônico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ARQ - DEPARTAMENTO DE PROJETOS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v16i1p55-69
URI: http://hdl.handle.net/1843/37075
Data do documento: 2018
metadata.dc.url.externa: http://www.revistas.usp.br/risco/article/view/147741
metadata.dc.relation.ispartof: Risco: revista de pesquisa em arquitetura e urbanismo (on line)
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