Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37105
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAndré Braz Golgherpt_BR
dc.date.accessioned2021-07-29T00:01:08Z-
dc.date.available2021-07-29T00:01:08Z-
dc.date.issued2021-
dc.citation.volume36pt_BR
dc.citation.issue105pt_BR
dc.citation.spage01pt_BR
dc.citation.epage22pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/3610508/2020pt_BR
dc.identifier.issn18069053pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/37105-
dc.description.abstractA proporção de indivíduos que frequenta a educação superior no Brasil varia de forma marcante entre os diferentes grupos da população. Como forma de diminuir a desigualdade no acesso à educação superior e aumentar a proporção de minorias na universidade públicas, muitas instituições de nível superior no Brasil implementaram políticas de ação afirmativa a partir de 2000. O objetivo principal desse artigo é analisar políticas contrafactuais de ação afirmativa na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a partir de simulações que mediram a proporção de minorias e o desempenho acadêmico nessa instituição. A atual política de 50% de cotas para estudantes do ensino médio público dividida em quatro grupos principais (não pobre/não negro; pobre/não negro; não pobre/negro; pobre/negro) se mostrou eficaz para promover a inclusão de maiores proporções de minorias na universidade. Entretanto, se o desempenho acadêmico é levado em conta, as melhores escolhas de políticas afirmativas seriam uma política de cotas de 50%, dividida entre pobres e não pobres, ou uma política de bônus baseada em uma função linear da competitividade do curso com bônus médio de 6%.pt_BR
dc.description.resumoTertiary education attendance in Brazil varies remarkably among different population groups. In order to decrease inequalities and increase the proportion of minorities in public universities, many institutions of higher education in Brazil have implemented affirmative action policies since the 2000s. The main objective of this paper was to analyze different counterfactual affirmative action policies at the Federal University of Minas Gerais (UFMG) based on simulations, measuring the proportion of minorities and the level of academic performance at this institution under each scenario. The current quota policy of 50% for students from public secondary schools, divided between four main groups (non poor/non-minority; poor/non-minority; non-poor/minority; poor/minority), was shown to be well designed to promote higher proportions of minorities among the student body. However, if academic performance is also taken into account, the best options would be either a quota policy of 50% divided between poor and non-poor students or a bonus policy based on a linear function of course competitiveness with an average bonus of 6%.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Ciências Sociais (São Paulo)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMinoritiespt_BR
dc.subjectAffirmative action policiespt_BR
dc.subjectBonuspt_BR
dc.subjectQuotaspt_BR
dc.subjectUFMGpt_BR
dc.subject.otherMinoriaspt_BR
dc.subject.otherProgramas de ação afirmativapt_BR
dc.subject.otherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.titleComparisons of counterfactual affirmative action policies at the Federal University of Minas Geraispt_BR
dc.title.alternativeComparações de políticas de ações afirmativas simuladas na Universidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.title.alternativeComparaisons de politiques d’actions positives simulées à L'Université Fédérale du Minas Geraispt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttp://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v36n105/0102-6909-rbcsoc-36-105-e3610508.pdfpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5884-225Xpt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.