Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37162
Type: Artigo de Periódico
Title: Carta aos jovens historiadores da ciência
Authors: Mauro Lúcio Leitão Condé
Abstract: Depois de anos atuando nessa área tão apaixonante e plural chamada de história da ciência, fui convidado a falar algo sobre a relação entre história e filosofia da ciência nessa mesa. O que muito me alegra. Este encontro (o Enapehc) é enormemente importante para a área. Especialmente, por ser um encontro proposto e organizado por jovens pesquisadores, isto é, aqueles que darão prosseguimento aos estudos de história da ciência, ampliando e fortalecendo esse campo de saber no Brasil. Inicialmente, pensei em algumas possibilidades de abordagem do tema nas quais eu confrontaria as diferentes compreensões da ciência feitas por filósofos e historiadores, bem como as diferentes metodologias de abordagem do saber científico praticadas por esses profissionais. Talvez, depois disso feito, no final, concluiria que filósofos e historiadores são profissionais que, sob muitos aspectos, trabalham de modo muito próximo e semelhante, às vezes se misturando, se confundindo um com o outro, ainda que, sob outros aspectos, existam profundas diferenças, ou para usar um termo já bastante gasto, haja uma incomensurabilidade entre eles. Esta seria a minha fala. Fala essa que eu não vou dizer. Pelo menos não vou dizer tão diretamente o que acabo de resumir.
Subject: Filosofia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/37162
Issue Date: 2017
metadata.dc.url.externa: http://https://seer.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/4740/pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Temporalidades
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mauro_Conde.pdf277.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.