Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/37210
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Estudo de caso: comparação pré-operação e pós operação de indicadores de campanha de qualidade de energia elétrica em usinas de geração de energia renovável
Autor(es): Henrique Lopes Angueth de Araújo
Primeiro Orientador: Wallace do Couto Boaventura
Primeiro membro da banca : Ivan José da Silva Lopes
Resumo: De acordo com o submódulo 2.8 dos procedimentos de rede do ONS, “quando ocorrem solicitações de acesso de consumidores livres, agentes de geração, agentes de distribuição, agentes de importação e de exportação, cujas instalações não lineares possam comprometer o desempenho da rede básica, devem ser realizadas análises fundamentais em indicadores de qualidade de energia elétrica”. Dentre os indicadores a serem gerenciados encontram-se aqueles relativos à conformidade da forma de onda, e dentre estes, a distorção harmônica, o desequilíbrio de tensão e a flutuação de tensão. Esse conjunto de análises é chamado de Campanha de Qualidade. No caso de usinas de fontes renováveis, tendo em vista que o impacto da sua operação na qualidade de energia elétrica do ponto de acoplamento comum depende do regime inconstante de geração de energia onde se encontra instalado, o ONS estabelece, em conjunto com o agente, uma série de indicadores específicos como: distorção harmônica, flicker e desequilíbrio de tensão, também deverão ser medidas as correntes harmônicas geradas, bem como as correntes harmônicas totais injetadas na rede elétrica, resultantes da operação do conjunto gerador. As medições de tais correntes têm por finalidade permitir reavaliar o estudo de desempenho da instalação quanto à distorção harmônica de tensão. Essas medições devem ocorrer numa etapa pré-operacional e pós operacional para observar o impacto do novo acessante à Rede Básica. O objetivo do trabalho é apresentar a comparação dos resultados desses indicadores nas fases pré-operação e pós-operação de cinco empreendimento diferentes.
Abstract: According to ONS documentation “Procedimento de Rede” chapter 2.8, whenever happens a solicitation to access power grid, it is necessary to run a series of power quality analysis, measuring, mostly, voltage harmonic distortion, voltage unbalance and voltage flicker. This measurement series is called Quality Campaign and need to occur in pre-operational and post operational steps. When Eolic or photovoltaic complexes requests power grid access, it is necessary to measure, along with the other indicators, the current harmonic distortion, due to nonlinear load. This particularity makes Eolic and Photovoltaic complexes Quality Campaign different from others. The objective of this project is to present a comparison between power quality indicators pre-operational and post operational steps in five different power plants.
Assunto: Engenharia elétrica
Energia renovável
Engenharia elétrica - Qualidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
Curso: Curso de Especialização em Fontes Renováveis: Geração, Operação e Integração
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/37210
Data do documento: 17-Dez-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Fontes Renováveis: geração, operação e integração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia (Henrique)_FINAL.pdf5.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons