Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/37234
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Foda!: a bossa das palavras, música e imagens de Caetano Veloso
Título(s) alternativo(s): Fucking good!: bossa nova in Caetano Veloso's words, music and images
Autor(es): Fausto Borém
Resumo: Estudo sobre o trinômio texto-música-imagem no videoclipe A Bossa Nova é foda do compositor, poeta e cantor Caetano Veloso, dirigido por Fernando Young e Tonho Quinta-feira (VELOSO, BANDA CÊ, YOUNG e QUINTA-FEIRA, 2013), a partir de referenciais analíticos multidisciplinares: [1] a interação entre as linguagens verbais, sonoras e imagéticas na compreensão e comunicação de significados (PEIRCE, 2005; SANTAELLA, 2005; PLAZA, 2003); [2] os conceitos de Segmentação, Contorno de Ativação, Cinemática, Dinâmica e Pontos de Sincronização em movimentos de dança (HAGA, 2008, adaptados à análise de vídeos de música por BORÉM, 2014, BORÉM, 2106); [3] o reconhecimento de emoções e sensações na linguagem corporal, especialmente nas expressões faciais (emoções básicas, EKMAN e FRIE-SEN, 2003). Os resultados mostram que a intrincada codificação na letra da música apresenta grande correspondência com ambos os sons da gravação de áudio e o videoclipe. Mais do que isso, a integração entre estas três instâncias de comunicação – palavras, sons e imagens – forma um complexo e sofisticado mosaico com grande unidade estrutural nos níveis locais, médios e global da obra, permitindo tanto uma leitura e fruição imediatas quanto uma compreensão analítica mais aprofundada.
Abstract: Study on the text-music-image trinomial in the video clip A Bossa Nova é foda [“Bossa nova is fucking great!”] by Brazilian composer, poet and performer Caetano Veloso, directed by video makers Fernando Young and Tonho Quinta-feira (VELOSO, BANDA CÊ, YOUNG e QUINTA-FEIRA, 2013). It departs from multidisciplinary analytical references: [1] the interaction among textual, sound and imagistic languages in the comprehension and communication of signifieds (PEIRCE, 2005; SANTAELLA, 2005; PLAZA, 2003); [2] the concepts of Chunking, Activation Contour, Cinematics, Dynamics and Synch Points in dance movements (HAGA, 2008, adapted to music video analysis by BORÉM, 2106; BORÉM, 2014); [3] the recognition of emotions in body language, especially in facial expressions (basic emotions, EKMAN and FRIESEN, 2003). Results show that the intricate codification in the lyrics reveals great correspondence with both sounds and the video clip recording. Moreover, the integration among these three communication strata – words, sounds and images – shapes a sophisticated and complex mosaic that yields great structural unity at local, medium and global levels, allowing immediate reading and fruition as well as a more in depth analytical understanding.
Assunto: Análise musical
Performance musical
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: MUS - DEPARTAMENTO DE INSTRUMENTO E CANTO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.36025/arj.v3i2.8816
URI: http://hdl.handle.net/1843/37234
Data do documento: 2016
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/8816/7810
metadata.dc.relation.ispartof: Art Research Journal
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Foda! a bossa das palavras, música e imagens de Caetano Veloso.pdf2.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.