Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37238
Type: Artigo de Periódico
Title: Quilombos e educação: identidades em disputa
Other Titles: Quilombos and Education: identities in dispute
Authors: Shirley Aparecida de Miranda
Abstract: Este artigo apresenta uma análise da categoria quilombo em suas interfaces com a educação a partir de dados da pesquisa nacional intitulada “Educação e Relações Étnico-Raciais: estado da arte” considerando as dissertações eteses mapeados no período de 2003 a 2014 sobre a temática. Nesse artigo discutimos, a partir das pesquisas analisadas, os dilemas da constituição das identidades quilombolas em interface com a educação escolar. Identificou-se como tendência predominante nas pesquisas a utilização de uma noção de quilombos derivada do reconhecimento jurídico das comunidades remanes-centes de quilombo. Verificou-se a adoção de uma concepção de identidade quilombola construída em meio a lógicas de funcionamento do racismo e aos dilemas do pertencimento a um determinado território material e simbólico inserido em disputas econômicas. Constatou-se que a educação escolar quilombola, a tendência predominante é confrontação entre a educação quilombola e aquela que ocorre na escola que, no formato atual, obstaculiza ou pouco colabora na construção de uma identidade afrodescendente. A educação escolar quilombola diferenciada permanece em disputa.
Abstract: This article presents an analysis of the quilombo category in its interfaces with education based on data from the national research entitled “Education and Ethnic-Racial Relations: state of the art” considering the dissertations and theses mapped in the period from 2003 to 2014 on the subject. In this article, we discuss the dilemmas of the constitution of the quilombola identities
Subject: Educação
Quilombos -- Aspectos educacionais
Identidade racial
Educação -- Relações étnicas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.1590/0104-4060.57234
URI: http://hdl.handle.net/1843/37238
Issue Date: May-2018
metadata.dc.url.externa: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57234/35472
metadata.dc.relation.ispartof: Educar em revista
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
document1015900104406057234.pdfTexto completo336.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.