Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/37238
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Quilombos e educação: identidades em disputa |
Other Titles: | Quilombos and Education: identities in dispute |
Authors: | Shirley Aparecida de Miranda |
Abstract: | Este artigo apresenta uma análise da categoria quilombo em suas interfaces com a educação a partir de dados da pesquisa nacional intitulada “Educação e Relações Étnico-Raciais: estado da arte” considerando as dissertações eteses mapeados no período de 2003 a 2014 sobre a temática. Nesse artigo discutimos, a partir das pesquisas analisadas, os dilemas da constituição das identidades quilombolas em interface com a educação escolar. Identificou-se como tendência predominante nas pesquisas a utilização de uma noção de quilombos derivada do reconhecimento jurídico das comunidades remanes-centes de quilombo. Verificou-se a adoção de uma concepção de identidade quilombola construída em meio a lógicas de funcionamento do racismo e aos dilemas do pertencimento a um determinado território material e simbólico inserido em disputas econômicas. Constatou-se que a educação escolar quilombola, a tendência predominante é confrontação entre a educação quilombola e aquela que ocorre na escola que, no formato atual, obstaculiza ou pouco colabora na construção de uma identidade afrodescendente. A educação escolar quilombola diferenciada permanece em disputa. |
Abstract: | This article presents an analysis of the quilombo category in its interfaces with education based on data from the national research entitled “Education and Ethnic-Racial Relations: state of the art” considering the dissertations and theses mapped in the period from 2003 to 2014 on the subject. In this article, we discuss the dilemmas of the constitution of the quilombola identities |
Subject: | Educação Quilombos -- Aspectos educacionais Identidade racial Educação -- Relações étnicas |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.1590/0104-4060.57234 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/37238 |
Issue Date: | May-2018 |
metadata.dc.url.externa: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57234/35472 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Educar em revista |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
document1015900104406057234.pdf | Texto completo | 336.67 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.