Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37246
Type: Artigo de Periódico
Title: Hegemonia e educação: teoria e prática para a transformação social
Authors: Deise Rosálio Silva
Abstract: O presente artigo versa sobre o aprofundamento da conceituação de hegemonia e a relação estabelecida com o alargamento do conceito de Estado desenvolvidos por Gramsci. Desse modo, enfatiza a importância da questão formativa e a intrínseca relação entre hegemonia e educação, expressando a tradutibilidade, a necessária congruência teórica e prática ao contexto histórico, para o estabelecimento da vontade coletiva, impulsionadora de um processo revolucionário de construção hegemônica para a transformação social.
Abstract: This article deals with the deepening the conception of hegemony and the established relation with the extension of the concept of State developed by Gramsci. Thus, it emphasizes the importance of the formative question and the intrinsic relation between hegemony and education, expressing the necessary theoretical and practical congruence to the historical context for the establishment of the collective will, propelling a revolutionary process of hegemonic construction for social transformation.
Subject: Educação
Hegemonia
Coletivismo
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.22409/mov.v0i6.332
URI: http://hdl.handle.net/1843/37246
Issue Date: 28-Jun-2017
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32595/18730
metadata.dc.relation.ispartof: Movimento revista de educação
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
32595-Texto do Artigo-109543-1-10-20170627.pdfTexto completo222.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.