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Type: Dissertação
Title: Uma abordagem didático-formativa sobre drogas para estudantes do ensino médio
Authors: Gliciene Oliveira dos Santos
First Advisor: Maria Aparecida Ribeiro Vieira
First Referee: Kátia Tomagnini Passaglio
Second Referee: Tânia Mara Segatelli
Abstract: A presença de drogas no ambiente escolar é uma preocupação constante dos profissionais de educação que, muitas vezes, veem-se despreparados para atuar diante dessa realidade. A escola é o local mais indicado para a realização de programas de prevenção ao uso de drogas, onde os educadores atuam de modo a fomentar o comportamento saudável dos alunos. O objetivo do presente trabalho foi elaborar uma sequência de atividades didáticas para abordar as drogas como tema formativo (e não apenas informativo), com o intuito de promover um conhecimento mais aprofundado a respeito do tema e de seus efeitos físicos e sociais. A sequência didática foi constituída de 4 atividades, desenvolvidas na seguinte ordem: i) aulas expositivas, ii) trabalho de pesquisa em grupo, iii) debates/rodas de discussão e iv) jogo didático. Antes da aplicação da sequência didática, aos alunos participantes da pesquisa, foi aplicado um 1º questionário (questionário prévio) contendo 10 questões, cujo objetivo foi obter informações como tipos de drogas já experimentadas e locais de utilização das mesmas, entre outras. O trabalho foi realizado em 3 turmas com um total de 89 alunos (15 – 17 anos) do ensino médio (2° ano) do turno matutino, em uma escola de Belo Horizonte/MG. Com base nos resultados obtidos no questionário prévio, as drogas foram elencadas e divididas em 5 grupos de estudo: i) álcool, ii) tabaco, iii) maconha, iv) ácido lisérgico (LCD) & ecstasy e v) cocaína & crack. Após as aulas expositivas, cada turma foi dividida em 5 grupos, onde cada grupo ficou responsável por pesquisa, em mídias informativas, sobre um dos 5 grupos de drogas. Após essa pesquisa, os temas dos 5 grupos foram discutidos em sala de aula, na forma de debates/rodas de discussão. Em seguida, foi aplicado um jogo didático estruturado segundo as regras de um “quis” de perguntas e respostas, onde os grupos de participantes anteriormente formados, foram orientados a seguir um chaveamento de confronto. Por fim, foi aplicado um 2º questionário (questionário final) constituído de 10 questões. Neste, perguntas como relevância de se tratar o tema ‘drogas’ na escola e utilização de debates/rodas de discussão como atividades facilitadoras da assimilação de informações sobre o tema foram colocadas. Na última pergunta do questionário foi pedido a opinião dos participantes sobre o trabalho desenvolvido. Resultados obtidos no questionário prévio mostraram que: entre os que declararam, meninos e meninas, já ter experimentado algum tipo de droga, o álcool foi o mais citado; os locais ou ambientes em que fizeram tal uso foi ‘festas’; a curiosidade foi a motivação da maioria (cerca de 50% das meninas e meninos) para se fazer uso de drogas pela 1ª vez; maior percentual de meninas (58%) do que de meninos (35%) respondeu ter conhecimento sobre os efeitos de drogas no organismo; a maioria dos participantes (79%) declarou não sofrer pressão do meio onde estão inseridos para consumo de drogas; percentual relevante de meninas (36%) e de meninos (47%) declarou sentir mais liberdade de conversar sobre o tema ‘drogas’ com os amigos do que com pais e familiares ou na escola. Durante os debates/rodas de discussão foi possível correlacionar problemas como gestação e uso de entorpecentes, potencialização de doenças (cardiorrespiratórias, neurodegenerativas, mentais, depressão, câncer e infeções sexualmente transmissíveis) quando associadas ao uso de drogas. As possíveis causas indicadas para o envolvimento dos adolescentes com drogas foram imaturidade inerente da idade, disposição biológica, influência dos amigos, disfuncionalidade familiar e emocional. Ao final dos debates/rodas de discussão, os participantes sugeriram formas de sanar os problemas levantados como a prática de atividade física (esporte como o futebol), o envolvimento com um trabalho ou atividade extra (cursos, dança, música) e cuidados com a saúde mental (auxílio de psicólogos). O jogo didático foi aplicado e a avaliação final da sequência didática foi feita através da aplicação do questionário final. Neste, a maioria dos participantes (88%) respondeu positivamente quanto à relevância de se trabalhar o tema drogas no Ensino Médio. Quando questionados sobre seus aproveitamentos nas 4 etapas da sequência didática utilizada, pôde-se verificar que as etapas aulas expositivas, pesquisa em grupos e debates/rodas de discussão foram mais bem avaliadas (acima de 80%) que o jogo didático (75%), embora essa diferença não tenha sido muito expressiva. O conjunto de resultados sugere que a sequência didática proposta foi benéfica na abordagem do tema ‘drogas’ na escola, desempenhando um papel importante no aprendizado e consolidação dos conhecimentos no referido tema, onde os estudantes foram os protagonistas na maioria das etapas da sequência.
Abstract: Drugs in school environment is a constant concern of education professionals who are often not prepared to deal with drug related problems. Studies have shown that school is the most appropriate place to carry out drug abuse prevention programs, where educators may stimulate students to have healthier lifestyle. The present study aimed to elaborate a teaching sequence of activities that approaches drugs as a formative (and not only informative) subject, in order to promote a deeper knowledge about drug subject as well as its physical and social effects. A teaching sequence consisting of 4 activities was developed as following: i) lecture classes, ii) midia research groups, iii) debates/yarning cicles and iv) teaching game. Prior to teaching sequence performance a 10 questions preliminary questionnaire was applied in order to obtain informations such as types of drugs already tried and places they were tried. The study was carried out with 89 high school students (3 school classes, 2nd year) aging 15 to 17 and attending morning shift at a school in Belo Horizonte/MG. Drugs more cited in the preliminary questionnaire were listed and divided into 5 groups: i) alcohol, ii) tobacco, iii) marijuana, iv) lysergic acid (LCD) & ecstasy and v) cocaine & crack. After lecture classes each school class was divided into 5 groups and each group was made responsible to research one of the 5 drug’ groups using informative midia. Following research period the 5 groups’ findings were discussed in classrooms, under debates/discussion groups forms. Thereafter, a teaching game structured according to a question and answer quis rules was applied to the participants’ groups previously formed whom were oriented to follow a confrontation keying. Finally, a 10 questions final questionaire was applied in which questions as relevance of drugs subject discussion at school as well as utilisation of debates/yarning cicles would be a facilitating activity in the learning process where addressed to participants. In the last question, participants were asked to evaluate the teaching sequence applied in the present study. Results of preliminar questionaire showed that: among male and female participants who have already tried some kind of drug, alchool was the most cited; ‘parties” were places or environments where drug use was mostly made; curiosity was the main motivation to use drugs for the first time to most male and female; higher percentage of females (58%) than males (35%) answered to be aware about drugs’ effects on the body; most participants (79%) declared not being pressured to use drugs by the environment surrounds them; high percentage of females (36%) and males participants (47%) declared to feel more free to talk about drugs with friends rather than with parents and relatives or at school. Debates/yarning cicles’ activity allowed participants to correlate drugs’ use to pregnancy and potentialization of diseases as cardiorespiratory, neurodegenerative and mental diseases as well as to cancer and sexually transmitted diseases. Participants pointed out that possibles reasons teenagers get involved with drugs would be age-related immaturity, biological predisposition, influence of friends and, familiar and emotional dysfunctionality. At the end of debates/yarning circles, participants suggested physical exercise (as soccer), extra activities (part time labor, short courses, dance and music) and mental healthycare (psychologist support) as manners of avoiding the issues raised. The teaching game was applied and teaching sequence was evaluated by applying a final questionaire. Most participants answered that discussion of ‘drugs’ subject at school is very relevant. Among steps of teaching sequence, lecture classes and debates/yarning cicles were better evaluated (above 80%) than teaching game (75%) Nevertheless, the difference is not quite significant. Altogether, our results suggest the teaching sequence proposed in this study was beneficial to drugs’ subject approach at school, playing an important role in learning process and knowledge consolidation on drugs, where students were the protagonists in most steps of sequence.
Subject: Ensino - Biologia
Uso de drogas
Didática - ensino programado
Ensino médio
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/37331
Issue Date: 19-Jul-2019
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