Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37342
Type: Artigo de Periódico
Title: Objetos nos museus e ensino de história
Other Titles: Objects in museums and history teaching
Authors: Jezulino Lúcio Mendes Braga
Abstract: Este artigo propõe uma análise sobre parte da documentação contida no Museu do Ouro, localizado na cidade de Sabará, estado de Minas Gerais, investigando como se deu a formação da coleção em exposição. Destaco o museu histórico a partir da tradição antiquária, assim como afirmo que a cultura material musealizada é um potente recurso para o ensino de história, revelando as tramas entre memória e esquecimento presentes nas exposições. Os professores dispõem de objetos, im agens e cenários ricamente estruturados, que podem ser relacionados ao currículo escolar propondo, dessa maneira, questões sobre história e memória decorrentes do período minerador. A cultura material musealizada abre possibilidades de experiências sensíveis em um processo de aprendizagem, relacionado a questões socialmente vivas. Relacionando objetos expostos e conteúdos da história, professores podem elaborar nova forma de conhecimento, que, por sua vez, poderá ser compartilhado com os estudantes no momento da visita e no pós visita aos museus.
Abstract: The following text analyzes part of the documentation from the Gold Museum (Sabará – Minas Gerais) in order to investigate how the formation of the exposed collection took place. In the process of revealing the connection between memory and forgetfulness present in the expositions I emphasize the historical museum from its antiquarian tradition and claim that the musealized material culture is a powerful tool for history teaching. The teachers have at their disposal a diverse range of objects, images and sceneries which are richly structured and could be related to the school’s curriculum by proposing questions about history and memory during the mining period. The musealized material culture opens up the possibility of a sensitive experience in a learning process related to significant social issues.
Subject: Museus
Museus - Aspectos educacionais
Museus e escolas
Museus de ciência
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2020v25n42.51996
URI: http://hdl.handle.net/1843/37342
Issue Date: 2020
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/51996/30607
metadata.dc.relation.ispartof: Saeculum - Revista de História
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Objetos nos Museus e ensino de história (1).pdf367.32 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons