Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/37342
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Objetos nos museus e ensino de história |
Other Titles: | Objects in museums and history teaching |
Authors: | Jezulino Lúcio Mendes Braga |
Abstract: | Este artigo propõe uma análise sobre parte da documentação contida no Museu do Ouro, localizado na cidade de Sabará, estado de Minas Gerais, investigando como se deu a formação da coleção em exposição. Destaco o museu histórico a partir da tradição antiquária, assim como afirmo que a cultura material musealizada é um potente recurso para o ensino de história, revelando as tramas entre memória e esquecimento presentes nas exposições. Os professores dispõem de objetos, im agens e cenários ricamente estruturados, que podem ser relacionados ao currículo escolar propondo, dessa maneira, questões sobre história e memória decorrentes do período minerador. A cultura material musealizada abre possibilidades de experiências sensíveis em um processo de aprendizagem, relacionado a questões socialmente vivas. Relacionando objetos expostos e conteúdos da história, professores podem elaborar nova forma de conhecimento, que, por sua vez, poderá ser compartilhado com os estudantes no momento da visita e no pós visita aos museus. |
Abstract: | The following text analyzes part of the documentation from the Gold Museum (Sabará – Minas Gerais) in order to investigate how the formation of the exposed collection took place. In the process of revealing the connection between memory and forgetfulness present in the expositions I emphasize the historical museum from its antiquarian tradition and claim that the musealized material culture is a powerful tool for history teaching. The teachers have at their disposal a diverse range of objects, images and sceneries which are richly structured and could be related to the school’s curriculum by proposing questions about history and memory during the mining period. The musealized material culture opens up the possibility of a sensitive experience in a learning process related to significant social issues. |
Subject: | Museus Museus - Aspectos educacionais Museus e escolas Museus de ciência |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2020v25n42.51996 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/37342 |
Issue Date: | 2020 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/51996/30607 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Saeculum - Revista de História |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Objetos nos Museus e ensino de história (1).pdf | 367.32 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License