Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/37372
Tipo: Dissertação
Título: Territórios em papel: a reconfiguração de estruturas estéticas como processo de emancipação política; o caso de moedas sociais brasileiras
Título(s) alternativo(s): Paper territories: the reconfiguration of aesthetic structures as a process of political emancipation; the case of brazilian community currency
Autor(es): Lila Daniela Gaudêncio Ribeiro Cabral
Primeiro Orientador: Adolfo Enrique Cifuentes
Primeiro membro da banca : Frederico Canuto
Segundo membro da banca: Sibelle Cornélio Diniz da Costa
Resumo: Este trabalho propõe uma reflexão sobre os processos criativos de moedas sociais criadas e emitidas por Bancos Comunitários de Desenvolvimento (BCDs). Dentre as 150 moedas complementares produzidas entre 1998 a 2019 em comunidades e municípios brasileiros, suas particularidades estéticas – absolutamente únicas entre si –, são elementos não explorados no campo de estudos da economia solidária. O processo criativo dessas notas, que parte de fundamentos próprios deste sistema econômico, como aspectos de colaboração, horizontalidade e construção coletiva, propicia, numa dinâmica estética, a criação de cenários de participação ativa que impulsionam possibilidades de emancipação social, econômica e política. Nisso, ao analisar de maneira propositiva a metodologia e as dinâmicas de criação das moedas sociais como experiências sensíveis, tem-se como base os filósofos franceses Jacques Rancière e Bernard Stiegler; que tratam, respectivamente, dos conceitos de partilha do sensível e de miséria simbólica. Numa articulação entre esses dois pensadores, é possível entender como um processo de reengajamento com o simbólico, guiado por uma produção estética, dissensual e coletiva, ampliam as possibilidades de acesso à partilha pelo reordenamento dessas configurações do sensível. Com isso, a partir destas teorias e de um entendimento do espaço simbólico de poder que é o papel-moeda, compreende-se a potência do ato dessas comunidades ao ocuparem espaços "oficiais" dos quais são historicamente excluídos; pois interrompem, nesse ato, uma narrativa de incapacidade, substituindo-a por uma inversa, própria. Além disso, embora essas questões mostrem como as dinâmicas aplicadas no momento de implantação da moeda influenciam subjetivamente a comunidade, é improvável pensar que essas experiências estéticas seriam efetivas se elas também não acontecessem espacialmente. A partir dos estudos de Henri Lefebvre e Doreen Massey, a pesquisa também trata como o espaço tem uma função ativa – operacional e instrumental – de conhecimento e ação, afetando, em sua pluralidade de durações narrativas, a percepção do BCD e da moeda social naquele território. Dessa forma, este trabalho discute como os bancos comunitários, por suas ações estéticas no espaço – que incluem suas estruturas de gestão e governança –, reconfiguram a história do território ao reorganizar de forma sensível o código espacial e, nele, as definições gerais de valor; do lugar e do sujeito que o habita. O aspecto principal, assim, é o apontamento da centralidade da estética, do imaginário e da imagem na disputa política e de como uma reapropriação desses lugares simbólicos é um gatilho para uma emancipação política.
Abstract: This dissertation proposes a reflection on the creative processes of community currencies issued by Community Development Banks (BCDs). Among the 150 complementary currencies produced between 1998 and 2019 in Brazilian communities and cities, their aesthetic particularities – absolutely unique to each other – are elements not fully explored in the field of Solidarity Economy. The creative process of these banknotes, founded on the fundamentals of this economic system, such as aspects of collaboration, horizontality and collective construction, propitiates, in an aesthetic dynamic, the creation of scenarios of active participation that propel possibilities for social, economic and political emancipation. By purposely analyzing the methodology and dynamics of the creation of social currencies and their respective images as sensitive experiences, it is based, above all, on an articulation between french philosophers Jacques Rancière and Bernard Stiegler; which deal respectively with the concepts of distribution of the sensible and symbolic misery. In an articulation between these two thinkers, it is possible to understand how a process of reengagement with the symbolic, guided by an aesthetic, dissensual and collective production, broadens the possibilities of access to democracy by reordering these configurations of the sensible. Thus, from these two theories and starting from an understanding of the symbolic space of power that is paper money, one understands the power imbued in the act of occupying "official" spaces from which these communities have been historically excluded: because in this act they interrupt a narrative of incapacity, replacing it with another one of their own. Moreover, while these questions show how these dynamics can subjectively influence the community, it is unlikely that these aesthetic experiences would be effective if they did not happen spatially. Based on the works of Henri Lefebvre and Doreen Massey, this study also deals with how space has an active function – operational and instrumental – of knowledge and action, affecting, in its plurality of narrative durations, the perception of the BCD and the social currency in that territory. Therefore, what is discussed is how community banks, through their aesthetic actions in space – which include their management and governance structures – reconfigure the history of their territories by sensitively reorganizing the spatial code, and in it, the general definitions of value; of the place and the subject that inhabits it. The main aspect here is the understanding the centrality of aesthetics, imagery and image in the political dispute, and how a reappropriation of these symbolic places can trigger political emancipation.
Assunto: Moedas - Filosofia e estética
Moedas brasileiras - Séc. XX-XXI
Papel-moeda brasileiro - Séc. XX-XXI
Estética
Imagem (Filosofia)
Economia solidária
Criação (literária, artística, etc.)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/37372
Data do documento: 18-Dez-2019
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Territórios em Papel - Lila Gaudêncio.pdf125.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons