Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/37374
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Diálogos entre design e belas artes: a inserção do design gráfico no ensino de artes visuais
Autor(es): Daise de Oliveira Rodrigues
primer Tutor: Mônica Vaz da Costa
primer miembro del tribunal : Gladston da Costa Almeida
Resumen: As imagens têm relevância como meio de comunicação na atualidade e, portanto, é necessário refletir acerca das mensagens transmitidas por esse veículo. Logo, o ensino de arte deve promover o alfabetismo visual voltado para a interpretação da imagem em seus diversos meios. Nesse sentido, para além das manifestações tradicionais da arte, a educação visual deve incorporar o estudo das linguagens estéticas presentes no cotidiano. O design gráfico está inscrito nesse contexto, devido à sua importância na criação de conteúdo imagético para a comunicação de massa. Desse modo, é preciso decodificar os fundamentos do design gráfico, a fim de ampliar a capacidade de percepção crítica da comunicação visual. Partindo dessa premissa, esta pesquisa apresenta as unidades de composição da imagem e analisa obras de arte e publicações do design gráfico, com intuito de propor um diálogo entre ambas as linguagens. Ratificando o design gráfico como conteúdo para a educação visual está a norma que rege o ensino da educação básica no Brasil, intitulado Base Nacional Curricular Comum. O documento cita a necessidade de integrar à educação visual as tecnologias digitais, a comunicação e a linguagem gráfica. Concluindo, esta pesquisa reflete sobre o design gráfico como linguagem que compartilha princípios formais com as artes plásticas e propõe sua interseção com o ensino de arte.
Abstract: Images are relevant as means of communication today, therefore is necessary to reflect on the messages transmitted by this vehicle. Then, art education should promote visual literacy aimed at interpreting the image in its various media. In this sense, in addition to the traditional manifestations of art, visual education must incorporate the study of aesthetic languages day by day. Graphic design is inscribed in this context, due to its importance in creating imagery content for mass communication. Thus, it is necessary to decode the fundamentals of graphic design, in order to expand the critical perception capacity of visual communication. Based on this premise, this research presents the composition units of the image and analyzes works of art and publications of graphic design, in order to propose a dialogue between both languages. Ratifying graphic design as content for visual education is the norm that governs the teaching of basic education in Brazil, entitled Base Nacional Curricular Comum. The document calls for integrate digital technologies, communication and graphic language into visual education. Therefore, this research reflects on graphic design as a language that shares formal principles with the visual arts and proposes its intersection with art teaching.
Asunto: Arte - Estudo e ensino
Artes gráficas
Projeto gráfico (Tipografia)
Comunicação visual
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/37374
Fecha del documento: 28-feb-2020
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Monografia especialização UFMG.pdf6.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons