Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37416
Type: Artigo de Periódico
Title: Metáfora, analogia e exploração formal no projeto arquitetônico
Other Titles: Metaphor, analogy and formal exploration in architectural design
Authors: Tales Bohrer Lobosco Gonzaga de Oliveira
Abstract: O projeto não é algo completamente idealizado em nossas mentes e depois “validado” por meio das representações, ao contrário, é exatamente o ato de representar que se torna a versão “palpável” de uma ideia em concepção que, por ser fragilmente determinada por sua existência ainda ideal, é amplamente influenciada pela materialidade de suas representações. Neste processo, de certo modo, a forma deriva de si mesma, da interação que apresenta tanto em relação à sua nascente materialidade, quanto em relação ao programa, ao lugar e à técnica. Apesar da enorme resistência que o processo de projetação apresenta diante de organizações metodológicas ou funcionais, seu desenvolvimento pode ser potencializado através de instrumentações específicas. A proposta didática descrita nesse artigo tenta articular a adoção de conceitos e referenciais simbólicos com as noções de materialidade e tectônica, de modo que, no processo de concepção estas questões sejam experimentadas de maneira dinâmica e não linear, de modo que os mecanismos de representação, mais do que meros suportes, sejam ferramentas ativas no processo de transformação das relações espaciais, formais e funcionais. Pensar o projeto a partir de um conceito não significa se sobrepor à materialidade ou às demandas projetuais existentes mas, ao contrário, é exatamente através do atrito conformador entre a forma conceitual e suas possíveis materialidades que o sentido da forma permite a integração entre funcionalidade e tectonicidade, é quando o processo de criação se desenvolve.
Abstract: The design process is not entirely conceived in our minds, to be than "validated" by their graphic and spatial representations. By contrast, is exactly the act of representing something that makes it a "palpable" version of an idea. Being feebly determined by its yet ideal existence, this idea is largely influenced by the materiality of their own representation. In this process, the form is derived from itself, and from the interaction it develops in relation to its own materiality, to the place and to the local techniques. Although the strong resistance it has for methodological or functional organization, the design process could be enhanced through specific instrumentations. The didactic proposal described in this article tries to articulate the adoption of concepts and symbolic references to the materiality and tectonics of the proposals. In this way, the design process could be experienced dynamically and trough a nonlinear process where their representation mechanisms, more than mere media are active tools in the process of transformation of spatial, formal and functional relationships. To develop a project through the idea of a concept does not mean to overlap the materiality or the existing projective demands, but on the contrary, it is precisely through the friction between the conceptual form and its possible materialities the sense of form emerges from the integration between functionality and tectonics.
Subject: Projeto arquitetônico
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ARQ - DEPARTAMENTO DE PROJETOS
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/37416
Issue Date: 4-Oct-2017
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16604
metadata.dc.relation.ispartof: Revista projetar
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
16604-Texto do artigo-52716-1-10-20190130.pdf502.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.