Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/37418
Tipo: Artigo de Evento
Título: A pobreza invisível
Autor(es): Tales Bohrer Lobosco Gonzaga de Oliveira
Resumen: A pobreza urbana se concentra, tradicionalmente, nos espaços degradados e marginalizados das cidades brasileiras: áreas que não interessam às elites e, logo, onde articulam certa tolerância a sua permanência informal. Assim, ao se tornarem invisíveis aos olhos da cidade, conseguiam organizar, por vias alternativas, sua existência segundo suas próprias regras e condições. A invisibilidade da pobreza urbana é fruto de um completo “esquecimento” ou “desinteresse” diante de um fenômeno, que evolui, a medida em que se tornam numérica e espacialmente significantes, para relações de afastamento, doutrinação, repulsa ou tentativa de controle. Nesse sentido, a cidade formal articula diferentes estratégias e mecanismos para manter a diferenciação e o afastamento em relações a esses núcleos informais: postos em prática segundo as ferramentas e condições disponíveis, e conforme as condições sociais e políticas de cada época. Assim, este artigo procura analisar a evolução desses modos de percepção e interação que a cidade formal desenvolve em relação aos núcleos de pobreza e informalidade.
Asunto: Favelas
Urbanização
Pobreza
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ARQ - DEPARTAMENTO DE PROJETOS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/37418
Fecha del documento: nov-2018
metadata.dc.url.externa: http://www.sisgeenco.com.br/sistema/urbfavelas/anais2018a/ARQUIVOS/GT1-234-65-20180820132952.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Seminário nacional sobre urbanização de favelas
Aparece en las colecciones:Artigo de Evento

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
GT1-234-65-20180820132952.pdf1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.