Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37420
Type: Dissertação
Title: Estudo de Marcas Expressivas da Voz em Três (3) Canções do Disco Clube da Esquina (1972): "Cais", "Pelo Amor de Deus" e "Os Povos"
Other Titles: Study of Expressiveness Marks of the Voice in Three (3) Songs from the Album Clube da Esquina (1972): "Cais", "Pelo Amor de Deus" e "Os Povos".
Authors: Renato Frossard Cardoso
First Advisor: Mauro Rodrigues
First Referee: Marcos Edson Cardoso Filho
Second Referee: Clara Sandroni
Abstract: RESUMO Este trabalho pretendeu estudar as marcas expressivas da voz de Milton Nascimento, em três (3) canções do disco Clube da Esquina (1972), de Milton e Márcio Borges. O objetivo paralelo foi conhecer e mapear o território do Clube da Esquina e de Milton Nascimento, acompanhando a trajetória destes, desde a origem, até a concretização do disco. Para isso, primeiro, realizou-se a escuta de todas as faixas do disco, buscando demarcar o território próprio do Clube da Esquina, bem como identificar características distintivas da voz de Milton, neste contexto. Depois, fez-se o mesmo com as canções selecionadas, mas de forma mais criteriosa. A escolha de músicas deste álbum do Clube da Esquina, para o estudo da voz de Bituca, foi motivada pela relevância histórico-cultural e pelo prestígio desfrutado por essa música, no Brasil e no exterior. Considerou-se, também, o fato de Milton Nascimento ser o principal responsável pelo disco. O conceito de Marcas Expressivas partiu de conjecturas encontradas em “Acerca do Ritornelo”, de Deleuze e Guatarri (1997). Em analogias, os autores referem-se ás características e comportamentos de pássaros canoros, comparando tais traços ao trabalho expressivo do artista. Eles relacionam a plumagem, os ritos de acasalamento e o canto de certos pássaros, que os distinguem de outros, com as marcas expressivas do artista, isto é, a voz de um cantor, as pinceladas de um pintor, os passos de uma bailarina. Conforme esse raciocínio, as características singulares de cada artista, corresponderiam às suas marcas expressivas únicas, sua impressão digital. O referencial teórico utilizado nesse trabalho teve contribuições de Tagg (2015), Ulhoa (1998), e outros. Recorreu-se aos estudos teóricos de Tagg (2015) para identificar e organizar os elementos indicativos da presença de marcas expressivas. Trata-se dos parâmetros de expressividade musical, classificados em grupos distintos que se relacionam a diversos aspectos musicais: (1) tempo e velocidade e espaço; (2) timbre e intensidade, (3) tom e tonalidade e (4) totalidade. As conclusões indicam que as marcas expressivas, embora se relacionem aos parâmetros de expressividade, não coincidem exatamente com esses padrões, mas constituem marcas distintivas de um determinado cantor, instrumentista, ou compositor. No caso de Milton Nascimento, que é as três coisas ao mesmo tempo, isso se torna ainda mais evidente. Palavras Chave: Marcas Expressivas, Voz, Clube da Esquina, Milton Nascimento.
Abstract: ABSTRACT This work aimed to study the expressive marks of Milton Nascimento's voice, in three (3) songs from the album Clube da Esquina (1972), by Milton and Márcio Borges. Our additional goal was to get acquainted and map the territory of Clube da Esquina and Milton Nascimento, researching their trajectory, from the beginning, until the accomplishment of the album. To accomplish that, first, listening of all tracks was achieved, in order to trace Clube da Esquina’s territory and identify distinctive traits of Milton Nascimento's voice. Then, the same was done with the selected songs, but in a more careful way. The choice of songs from this Clube da Esquina’s album, to study Bituca's voice, was motivated by the historical-cultural relevance and the prestige enjoyed by this music, in Brazil and abroad. It was also considered the fact that Milton Nascimento was the main responsible for the record. The concept of Expressive Marks was based on conjectures found in “Acerca do Ritornelo” (About the Ritornelo), by Deleuze and Guatarri (1997). In analogies, the authors refer to the characteristics and behavior of songbirds, comparing these traits to the expressive work of the artist. They relate the plumage, mating rites and the singing of certain birds, which distinguish them from others, with the expressive marks of the artist, that is, the voice of a singer, the brushstrokes of a painter, the steps of a dancer. According to this reasoning, the unique characteristics of each artist would correspond to their unique expressive marks, their digital impression. The theoretical framework used in this work had contributions from Tagg (2015), Ulhoa (1998), and others. Tagg's (2015) theoretical studies were used to identify and organize the elements that can highlight the presence of expressive marks. These are the parameters of musical expressiveness, classified into distinct groups that relate to different musical aspects: (1) time and speed and space; (2) timbre and intensity, (3) tone and tonality, and (4) wholeness. The conclusions indicate that, although the concept of expressive marks is related to the parameters of expressiveness, they do not exactly coincide with those patterns, but constitute distinctive marks of a certain singer, musician, or composer. In the case of Milton Nascimento, who is all three things at once, this became even more evident. Keywords: Expressive Marks, Voice, Clube da Esquina, Milton Nascimento.
Subject: Performance Musical
Música popular - Brasil
Clube da esquina (Grupo musical)
Nascimento, Milton, 1942 -.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/37420
Issue Date: 21-May-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_Frossard_estudo_de_marcas_expressivas_formatado_final.pdfDissertação Aprovada Pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG. Estudo de Marcas Expressivas da Voz Em Três Canções do Clube da Esquina: Cais, Pelo Amor de Deus e Os Povos. Área de Concentração: Performance Musical. Canto Popular.2.07 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons