Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37451
Type: Tese
Title: De pennas vacillantes em mãos infantis à produção do jornal O Bem-ti-vi: culturas do escrito e crianças de elites em Caetité, BA (1899-1914)
Authors: Giane Araújo Pimentel Carneiro
First Advisor: Ana Maria de Oliveira Galvão
First Referee: Márcia Cabral da Silva
Second Referee: Joseni Pereira Meira Reis
Third Referee: Isabel Cristina Alves da Silva Frade
metadata.dc.contributor.referee4: Mônica Yumi Jinzenji
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo analisar um jornal infantil – O Bem-ti-vi – a fim de compreender a relação entre as crianças de elites e as culturas do escrito, entre os anos de 1899 e 1914, na cidade de Caetité-BA. Analisamos como se deu a produção do jornal, investigando, como propôs Darnton (1990), o circuito que o impresso realizou do autor ao seu (provável) leitor. Conhecer quais eram os materiais escritos existentes, quais as leituras que eram realizadas pelos redatores e colaboradores, qual o lugar que a escrita ocupava na vida dessas crianças de elites, o que a materialidade do jornal informa sobre sua produção, principalmente, sobre quais eram os prováveis leitores visados e os leitores empíricos, são algumas das questões que nos instigaram a realizar este estudo. Para tal, utilizamos a coleção desse jornal que circulou quinzenalmente, por aproximadamente dois anos na cidade de Caetité. Cartas familiares, notícias de jornais, obras de memorialistas, foram utilizadas como fontes complementares. Grande parte dessa documentação encontra-se disponível no Arquivo Público Municipal de Caetité. O jornal tinha como redatores-chefes os meninos Mario Teixeira Rodrigues Lima e Anísio Spínola Teixeira, que nasceram em famílias tradicionais de elite, detentoras de capital econômico, social e cultural. A proposta de estudar o entrelaçamento da história da cultura escrita com a história das crianças, nas primeiras décadas do século XX, justifica-se pela singularidade do lugar ocupado pelas crianças nesse período histórico e pela pouca visibilidade do tema nas pesquisas. Podemos afirmar que as práticas de leitura e de escrita eram muito presentes entre as crianças, principalmente nas famílias de elites. Os aspectos tipográficos evidenciaram um jornal com boa impressão, elogiado por seu “bom acabamento”. Esse empreendimento fazia parte de um conjunto de ações para “acompanhar o progresso”, pois, em Caetité, não era suficiente as elites serem e parecerem distintas, empreendia-se um esforço para que a cidade, em si, fosse reconhecida pela distinção em todos os seus aspectos. A instalação de dois colégios, em Caetité – a Escola Americana e o Colégio São Luiz – no ano de 1912, a republicação do jornal A Penna, no final de 1911 e o apoio das famílias suscitaram nos meninos a motivação, além de fornecerem as condições para produzirem o próprio jornal. O jornal O Bem-ti-vi dirigia-se à sociedade caetitéense e região visando, explicitamente a contribuir com a educação das crianças e com o intuito de que cada uma delas se tornasse um “bom cidadão republicano”, para a “recuperação” da Bahia e o progresso do sertão.
Abstract: This research aimed to analyze a children's newspaper – O Bem-ti-vi – in order to understand the relationship between the elite children and the cultures of the writing, between 1899 and 1914, in the city of Caetité-BA. We have analyzed how the newspaper's production took place, investigating, as Darnton (1990) proposed, the printed material circuit produced from the author to its (probable) reader. Knowing what were the existing written materials, what readings were carried out by the writers and collaborators, what place the writing occupied in the lives of these elite children, what the newspaper materiality informs about their production, mainly, about which were the probable targeted readers and empirical readers, are some issues that prompted us to carry out this study. For this purpose, we have used the collection of this newspaper that circulated fortnightly, for approximately two years in the city of Caetité. Family letters, news from newspapers, memorialist works, were used as complementary sources. Much of this documentation is available at the Municipal Public Archive of Caetité. The newspaper had as “head writers” the children Mario Teixeira Rodrigues Lima and Anísio Spínola Teixeira, who were born in elite traditional families, which held economic, social and cultural capital. The proposal to study the intertwining of the history of written culture with the history of children in the first decades of the 20th century is justified by the singularity of the place occupied by children in this historical period and by the low visibility of the theme in Research. We can affirm that reading and writing practices were very present among children, especially in the elite families. The typographical aspects showed a newspaper with a good impression, praised for its “good finish”. This undertaking was part of an actions set to “follow the progress”, because in Caetité it was not enough for the elites to be and appear distinct, an effort was made so that the city itself would be recognized for the distinction in all its aspects. The installation of two schools in Caetité – Escola Americana and Colégio São Luiz – in 1912, the republication of the newspaper A Penna in late 1911 and the support of families raised the boys' motivation, in addition to providing conditions to produce the newspaper itself. The newspaper O Bem-ti-vi addressed the Caetitéense society and the region, with the explicit aim of contributing to children education and with the intention that each one of them would become a “good republican citizen”, for Bahia “recovery” and the Sertão progress.
Subject: Teixeira, Anísio, 1900-1971
Escrita -- História -- Caetité (BA)
Leitura -- História -- Caetité (BA)
Crianças -- Escrita -- História
Infância -- História
Jornais na educação -- Bahia -- História
Caetité (BA) -- Educação -- História
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/37451
Issue Date: 29-Mar-2021
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_Giane.Pimentel.pdf10.38 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons