Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37478
Type: Dissertação
Title: Concepções de leitura crítica nas teses e dissertações brasileiras relacionadas à educação entre 1999 e 2018: uma metanálise
Other Titles: Critical reading conceptions on theses and dissertations related to Education between 1999 and 2018: a meta-analysis
Authors: Marina Viana Bento
First Advisor: Maria Lúcia Castanheira
First Referee: Juliano Guerra Rocha
Second Referee: Sara Mourão Monteiro
Abstract: Esta pesquisa investigou o conceito de leitura crítica adotado por autores de dissertações de mestrado acadêmico, dissertações de mestrado profissional e teses de doutorado relacionadas à educação e desenvolvidas em programas de pós-graduação do Brasil entre 1999 e 2018. A pesquisa caracteriza-se como uma metanálise orientada pelos princípios teórico-metodológicos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Por meio da análise desse material, buscou-se: 1) caracterizar, categorizar e correlacionar as concepções de leitura crítica adotadas pelos autores desses trabalhos;2) listar e analisar as referências bibliográficas em que os autores desses estudos se apoiaram na produção de suas pesquisas; 3) mapear a distribuição temporal e geográfica desses estudos. O corpus desta pesquisa foi composto por 11 teses de doutorado e 57 dissertações de mestrado, perfazendo um total de 68 trabalhos. A análise desse material evidenciou que o desenvolvimento de pesquisas sobre o tema leitura crítica foi intensificado em programas de pós-graduação no Brasil, entre 2008 e 2018, principalmente nas modalidades de mestrado acadêmico e mestrado profissional. Associou-se essa intensificação do interesse sobre o assunto aos conturbados momentos políticos e sociais que foram vivenciados no Brasil naquela época. Duas definições de leitura crítica foram identificadas no corpus: leitura crítica inferencial, visão caracterizada pela capacidade de inferir informações; e leitura crítica engajada, retratada como uma prática social baseada no questionamento e no posicionamento do texto. A análise do corpus também indicou que a leitura crítica engajada está frequentemente associada à noção de cidadania. Outro aspecto que se destacou no processo de análise foi a ausência de uma definição clara de leitura crítica em parte do corpus da pesquisa. Foi observado que as pesquisas foram realizadas principalmente nas regiões Sul e Sudeste, mas que houve um aumento acentuado das pesquisas sobre leitura crítica na região Nordeste. Além disso, foi verificado que duas instituições se destacaram quantitativamente na produção desses estudos: a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O autor mais citado como referência bibliográfica entre as teses e dissertações examinadas foi Freire (1969, 1970, 1988, 1994, 1996, 2005). Finalmente, a metanálise realizada evidenciou certa diversidade de conceitos de leitura crítica adotados pelos autores desses estudos e revelou a existência de interesse nesse tópico em várias instituições de pós-graduação do Brasil. A análise produzida também identificou lacunas deixadas por esses trabalhos sobre as bases teóricas que sustentam concepções de leitura crítica adotadas pelos autores sobre esse tema.
Abstract: This research investigated the concept of critical reading adopted by authors of academic master's dissertations, professional master's dissertations and doctoral theses related to education and developed in postgraduate programs in Brazil between 1999 and 2018. The research is characterized as a meta-analysis guided by the theoretical-methodological principles of Content Analysis (BARDIN, 1977). Through the analysis of this material, we sought to: 1) characterize, categorize and correlate the concepts of critical reading adopted by the authors of these works; 2) list and analyze the bibliographic references on which the authors of these studies were based on the production of their research ; 3) map the temporal and geographical distribution of these studies. The corpus of this research was composed of 11 doctoral theses and 57 master's dissertations, totaling 68 works. The analysis of this material showed that the development of research on the topic of critical reading was intensified in graduate programs in Brazil between 2008 and 2018, mainly in the modalities of academic master and professional master. This intensification of interest on the subject was associated with the turbulent political and social moments that were experienced in Brazil at that time. Two definitions of critical reading were identified in the corpus: inferential critical reading, a view characterized by the ability to infer information; and engaged critical reading, portrayed as a social practice based on questioning and positioning the text. The analysis of the corpus also indicated that engaged critical reading is often associated with the notion of citizenship. Another aspect that stood out in the analysis process was the absence of a clear definition of critical reading in part of the research corpus. It was observed that the research was carried out mainly in the South and Southeast regions, but that there was a sharp increase in research on critical reading in the Northeast region. In addition, it was found that two institutions stood out quantitatively in the production of these studies: the Pontifícia Universidade Católica de São Paulo and the Universidade Federal do Rio Grande do Norte. The author most cited as a bibliographic reference among the examined theses and dissertations was Freire (1969, 1970, 1988, 1994, 1996, 2005). Finally, the carried out meta-analysis showed us a certain diversity of critical reading concepts adopted by the authors of these studies and revealed the existence of interest in this topic in several graduate institutions in Brazil. The analysis produced also identified gaps left by these works on the theoretical bases that support concepts of critical reading adopted by the authors on this topic.
Subject: Leitura crítica
Leitores -- Reação crítica
Leitura -- Compreensão
Pesquisa bibliográfica --
Análise do discurso
Análise retórica
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/37478
Issue Date: 28-Aug-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_Concepcoes_Leitura_Critica_Metanalise_Marina_Bento.pdf2.77 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons