Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/37481
Tipo: Tese
Título: Livros não ficcionais para crianças
Título(s) alternativo(s): Nonfiction books for Children
Autor(es): Marcus Vinicius Rodrigues Martins
Primeiro Orientador: Celia Abicalil Belmiro
Primeiro membro da banca : Patricia Corsino
Segundo membro da banca: Eliane Santana Dias Debus
Terceiro membro da banca: Danusa Munford
Quarto membro da banca: Marta Passos Pinheiro
Quinto membro da banca: Debora D'Avila Reis
Resumo: A pesquisa de doutorado objetiva identificar as gradações de hibridização de linguagens verbal, visual e gráfica que promovem expansões no sentido das obras de não ficção para infância. Constituem como objetivos específicos, mapear os estudos teóricos e metodológicos sobre livros não ficcionais produzidos nas respectivas línguas: portuguesa, espanhola, inglesa e francesa; investigar as estratégias verbais e visuais para transmissão de conhecimento, a partir do emprego de recursos poéticos, artísticos e estéticos na obra; identificar como os livros não ficcionais se organizam para cumprir as funções de informar o leitor e analisar o emprego de artificios visuais, como fotografia, mapas e recursos interpicturiais. Adota-se uma metodologia de expansão, com a organização e análise do corpus do mais próximo do estritamente não ficcional – isto é, a presença dominante do discurso técnico e científico – até o mais imerso em uma proposta que configure um discurso híbrido – eivado de uma linguagem literária, com uma carga estética e pleno de recursos plásticos e visuais, em diálogo com o conteúdo informativo.. A corpora é constituído de produções acadêmicas e não acadêmicas sobre não ficção para crianças e por livros não ficcionais de três acervos, a saber: acervo pessoal e de outros pesquisadores que estudam a produção editorial destinada à infância; livros da Bebeteca/ NEPEI - GPELL/FAE/UFMG/ Brasil; e, por fim, livros do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário- Gpell/Ceale/FaE/UFMG. Foram selecionados aproximadamente 108 livros nacionais e internacionais que empregam inovações no campo da não ficção e dialogam com as áreas da literatura, do design e das artes plásticas A escolha das obras considerou os seguintes critérios: materialidade, autoria, projeto gráfico e as possíveis interações entre os discursos verbal e visual. A pesquisa se justifica pelos poucos indícios de produção acadêmica brasileira na área que problematizem os livros não ficcionais para crianças. Isso gera o desconhecimento, por professores e mediadores de leitura, do potencial formativo desses livros para infância. A ausência de reflexão sobre esses livros reverbera, também, no mercado editorial brasileiro, que desvia as funções da divulgação científica ao priorizar a produção de livros com caráter estritamente didático, o que reduz o conhecimento científico a conteúdos escolares acompanhados por atividades pouco atraentes para a criança. Para fundamentar teoricamente a pesquisa, foram selecionados estudos de pesquisadores de contextos geográficos e perspectivas teóricas distintas que se debruçam sobre a não ficção para crianças. Concluímos que a metodologia de expansão mostrou que tanto informação quanto arte vêm caminhando juntas em livros não ficcionais para crianças. Há propostas com uma maior incidência de um discurso científico e informativo, até aquelas que apresentam um diálogo entre várias linguagens com apreço artístico e que quebram a barreira entre a ficção e não ficção.
Abstract: This PhD research aims to identify the degrees of hybridization of verbal, visual and graphic languages that promote expansions towards non-fiction works. The specific objectives are to map the theoretical and methodological studies on non-fictional books written in the respective languages: Portuguese, Spanish, English and French; investigate verbal and visual strategies for knowledge transmission, based on the use of poetic, artistic and aesthetic resources in the work; Identify how non-fictional books are organized to fulfill the functions of informing the reader and analyze the use of visual devices such as photography, maps and interpictorial resources. A methodology of expansion is adopted, with the organization and analysis of the corpus from the closest to the strictly non-fictional - that is, the dominant presence of the technical and scientific discourse - to the most immersed in a proposal that configures a hybrid discourse - contaminated with a literary language, with an aesthetic load and full of visual and plastic resources, in dialogue with the informative content. The corpora consists of academic and non-academic production on nonfiction books for children and nonfiction books of three collections, namely: personal collection and other researchers who study the editorial production focused on childhood; books from Bebeteca / NEPEI - GPELL / FAE / UFMG / Brazil; and, finally, books from the Research Group of Literary Literacy - Gpell / Ceale / FaE / UFMG. To this end, approximately 108 national and international books, that employ innovations in the field of nonfiction and dialogue with the areas of literature, design and the fine arts, were selected. The choice of works considered the following criteria: materiality, authorship, graphic design and the possible interactions between verbal and visual discourses. The research is justified by the few findings in Brazilian academic production in this area that problematize non-fictional books for children. This generates the ignorance, by teachers and reading mediators, of the formative potential of these books for childhood. The lack of reflection on these kinds of books also reverberates in the Brazilian publishing market, which deviates the functions of scientific dissemination by prioritizing the production of books with a strictly didactic character, which reduces scientific knowledge to school contents accompanied by unattractive activities for the kids. To theoretically support the research, studies from researchers from different geographical contexts and theoretical perspectives that focus on nonfiction for children were selected. We conclude that the expansion methodology has shown that both information and art have come together in non-fictional children's books. There are proposals with a higher incidence of a scientific and informative discourse, and also those that present a dialogue between several languages with artistic appreciation and that break the barrier between fiction and nonfiction.
Assunto: Livros e leitura para crianças -- Avaliação
Livros ilustrados para crianças -- Avaliação
Ficção infanto-juvenil -- Avaliação
Infância
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/37481
Data do documento: 11-Fev-2021
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_Livros_nao_ficcionais.pdf5.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.