Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37533
Type: Dissertação
Title: Sequência de ensino investigativa em educação alimentar e nutricional: contextualizando conceitos microbiológicos via webquest
Authors: Lidiane Rodrigues Mota
First Advisor: Simone Cardoso Lisboa Pereira
First Referee: Marina Assis Fonseca
Second Referee: Janice Henriques da Silva Amaral
Abstract: A partir do desafio motivador da pesquisa em busca de promover a formação cidadã dos estudantes, frente ao atual cenário de reforma na educação básica e reflexão da práxis pedagógica, surgiu a proposta de elaborar uma sequência didática que pudesse contemplar os anseios do ensino de Biologia com relação ao processo de construção do conhecimento científico. Este trabalho objetivou analisar contribuições da elaboração e aplicação de Sequência de Ensino Investigativa-SEI, integrada à Webquest, em busca da garantia de princípios estruturantes da ação de Educação Alimentar e Nutricional-EAN, regidos pelo autocuidado e educação enquanto processo permanente e gerador de autonomia, participação ativa e informada dos sujeitos. Tratou-se de uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa por análise das observações realizadas na coleta de dados das interações e variedade de perspectivas dos participantes: estudantes do ensino médio de escola estadual pública. A Webquest apresentou estratégias/instrumentos pedagógicos para construção do conhecimento científico sobre conceitos-chave, contextualizado ao tema Doenças Transmitidas por Alimentos-DTA, envolvendo levantamento de concepções prévias por questões problematizadoras; pesquisa na web; exposição das pesquisas; discussão; retomada das concepções iniciais; reflexão; aplicação dos conhecimentos adquiridos na elaboração de infográfico. O desvelar das categorias emergentes, a intervenção do professor e a atuação do estudante, ressaltaram, via Webquest produzida, experiências de ensino e aprendizagem nas interações discursivas professor-estudante/estudante-estudante e estímulo ao modo científico de pensar. As evidências apuradas revelaram o potencial desta proposta, para ser aplicada por docentes, na colaboração da promoção do autocuidado e autonomia dos estudantes, sobre cuidados com a saúde, e aprimoramento da práxis.
Abstract: From the motivating challenge of the research in search of promoting the citizen formation of the students, in face of the current scenario of reform in basic education and reflection of the pedagogical praxis, came the proposal to elaborate a didactic sequence that could contemplate the yearnings of the teaching of Biology in relation to the process of construction of scientific knowledge. This work aimed to analyze the contributions of the elaboration and application of the Investigative Teaching Sequence-SEI, integrated to Webquest, in search of the guarantee of structuring principles of the action of Food and Nutritional Education-EAN, governed by the self-care and education as a permanent process and generator of autonomy, active and informed participation of the subjects. It was an action research, of qualitative approach by analysis of the observations made in the data collection of the interactions and variety of perspectives of the participants: high school students of public state school. Webquest presented pedagogical strategies/instruments for the construction of scientific knowledge on key concepts, contextualized to the theme Diseases Transmitted by Food-DTA, involving a survey of previous conceptions by problematizing issues; research on the web; exposure of research; discussion; resumption of initial conceptions; reflection; application of knowledge acquired in the elaboration of infographic. The unveiling of the emerging categories, the intervention of the teacher and the performance of the student, highlighted, via Webquest produced, experiences of teaching and learning in the discursive interactions teacher-student and student-student and stimulus to the scientific way of thinking. The evidence revealed the potential of this proposal, to be applied by teachers, in the collaboration of the promotion of self-care and autonomy of students, on health care, and improvement of the praxis.
Subject: Ensino - Biologia
Educação Alimentar e Nutricional
Doenças Transmitidas por Alimentos
Qualidade dos Alimentos
Ensino médio
Aprendizagem Baseada em Problemas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/37533
Issue Date: 21-Oct-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCM_PROFBIO_LidianeRodriguesMota.pdfDissertação do mestrado.5.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.