Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/37562
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Arthur Danto e a experiência estética |
Autor(es): | Rachel Cecília de Oliveira Costa |
Resumo: | O artigo, em um primeiro momento, reconstrói a separação realizada por Arthur Danto entre Estética e Filosofia da Arte. Essa separação se encontra no fundamento da ontologia dantiana e distancia sua tentativa de definir arte dos argumentos da tradição estética sobre a beleza e o gosto. A partir dessa reconstrução, dou um segundo passo onde analiso como Arthur Danto discute com a experiência estética, do modo como é compreendida, principalmente, após Kant, e quais são as suas críticas e propostas para repensar a relação entre público e arte. |
Abstract: | The article, at first, retraces the detachment made by Arthur Danto between Aesthetics and Philosophy of Art. This detachment lies on the foundation of Danto’s ontology and differentiates its attempt to define art from the traditional aesthetics arguments on beauty and taste. From this reconstruction, I take a second step where I analyze how Arthur Danto discusses with aesthetic experience, the way it is understood, especially, after Kant, and what are his criticisms and proposals to rethink the relation between public and art. |
Assunto: | Danto, Arthur Coleman, 1924-2013 Estética Arte - Filosofia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | EBA - DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICAS |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.1590/0100-512X2017n13913rc |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/37562 |
Data do documento: | 2018 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Kriterion |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Arthur Danto e a experiência estética.pdf | 979.6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.