Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37565
Type: Dissertação
Title: Vozes da experiência docente: uma análise da gestão a partir dos memoriais de promoção à professor titular
Authors: Franciane Ester de Souza
First Advisor: Inajara de Salles Viana Neves
First Referee: Charles Moreira Cunha
Second Referee: Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino
Abstract: Esta pesquisa teve como propósito compreender criticamente as tensões que atravessam o processo de trabalho do docente do magistério superior considerando, centralmente, o exercício das atividades de gestão relacionadas a cargos de chefia, coordenação ou direção e representação em órgãos colegiados na Universidade. O problema da pesquisa está articulado à prática profissional da pesquisadora diante do silêncio percebido em relação trabalho do docente do ensino superior nessas atividades. Como estratégia para atingir o objetivo geral da pesquisa buscou-se compreender trabalho docente e o lugar que a gestão acadêmica ocupa na sua profissionalidade, identificando as implicações do processo de formação no exercício da profissão. Procurou-se fazer uma leitura do processo de trabalho do docente buscando responder a duas interrogações: de que forma o docente realiza as atividades de gestão concomitantemente as demais atividades do cargo? E, quais são as estratégias utilizadas para isso? A base da fundamentação teórica da pesquisa consistiu no conceito de experiência e na centralidade do trabalho para a compreensão do ser social. Em uma abordagem qualitativa, o estudo se desenvolveu a partir da análise dos Memoriais de promoção à Professor Titular de cinco professores de uma unidade acadêmica da Universidade Federal de Minas Gerais. A investigação teve como escolha metodológica a Pesquisa Narrativa e como objeto de análise as narrativas dos docentes do magistério superior para compreender a experiência na perspectiva da gestão. Os Memoriais foram a fonte de dados do registro das experiências, vivências e memórias do lugar profissional que o docente do magistério superior ocupa. Utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin (2008) como método para operacionalizar a exploração do objeto da pesquisa, bem como o tratamento dos resultados. Os resultados da pesquisa reconhecem que o docente do magistério superior enfrenta cotidianamente o desafio de ser professor-pesquisador-gestor na lógica da sociedade capitalista, permeada de contradições que se expressam na educação e no trabalho deste profissional.
Abstract: The purpose of this research is to critically understand the tensions that go through the work process of professor the higher education considering, centrally, the exercise of management activities related to positions of leadership, coordination or direction and representation in collegiate bodies at the University. The research problem is articulated to the professional practice of the researcher in face of the perceived silence in relation to the work of professor higher education in these activities. As a strategy to achieve the general objective of the research, it is sought to understand professor work and the place that academic management occupies in their professionality, identifying the implications of the training process in the exercise of the profession. It is sought understand the work process of the professor to answer two questions: in what way does the professor perform management activities concomitantly with the other activities of the position? And, what are the strategies used for this? The theoretical basis of the research consists in the concept of experience and the centrality of the work for the understanding of the social being. In a qualitative approach, the study is developed from the analysis of the Memorial of Promotion to the Titular Professor of five professors of an Academic Unit of the Federal University of Minas Gerais. The research has as methodological choice the Narrative Inquiry and as object of analysis the narratives of the professors of higher education to understand the experience in the perspective of management. The Memorials are the source of data from the register of experiences, livings and memories of the professional place that the professor of higher education occupies. Bardin's Content Analysis is used as a method to operationalize the exploration of the research object, as well as the treatment of the results. The results of the research recognize that the professor of higher education daily faces the challenge of being a teacher-researcher-manager in the logic of capitalist society, which is permeated with contradictions that are expressed in the education and work of this professional.
Subject: Professores universitários -- Formação
Professores universitários -- Experiência
Professores universitários -- Treinamento
Professores universitários -- Participação na administração
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/37565
Issue Date: 12-Feb-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.