Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37579
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAndré Guimarães Brasilpt_BR
dc.date.accessioned2021-08-18T12:32:06Z-
dc.date.available2021-08-18T12:32:06Z-
dc.date.issued2020-
dc.citation.volume47pt_BR
dc.citation.issue53pt_BR
dc.citation.spage21pt_BR
dc.citation.epage47pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.160224pt_BR
dc.identifier.issn2316-7114pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/37579-
dc.description.abstractStarting from the hypothesis of Pignarre and Stengers about capitalist sorcery, this article considers three performance-films – Ungüento by Dalton Paula, Árvore do esquecimento by Paulo Nazareth, and Noirblue by Ana Pi – to understand them as counter-colonial critiques, elaborations of the history of the African Diaspora by using the body. If capitalism – and colonization, which cannot be separated from it – constitutes a “sorcery system without sorcerers”, the three works can be seen as counter-spells, interventions within time and with time.pt_BR
dc.description.resumoTendo como ponto de partida a hipótese de Pignarre e Stengers em torno da feitiçaria capitalista, o artigo aproxima três filmes-performance – Ungüento, de Dalton Paula, Árvore do esquecimento, de Paulo Nazareth e Noirblue, de Ana Pi – para pensá-los como críticas contracoloniais, elaborações da história da diáspora negra por meio do corpo. Se o capitalismo e a colonização que lhe é indissociável configuram um “sistema feiticeiro sem feiticeiros”, cada qual à sua maneira, os três trabalhos podem ser vistos como operações de contrafeitiçaria, intervenções no tempo, com o tempo.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofSignificação – Revista de Cultura Audiovisualpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFeitiçaria capitalistapt_BR
dc.subjectContrafeitiçopt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectUngüentopt_BR
dc.subjectÁrvore do esquecimentopt_BR
dc.subjectNoirbluept_BR
dc.subject.otherPerformance (Arte)pt_BR
dc.subject.otherNegrospt_BR
dc.subject.otherDiáspora africanapt_BR
dc.subject.otherCorpo humano Aspectos simbólicospt_BR
dc.titleEncruzilhadas, andarilhos, aprendizes: sobre três filmes-performancept_BR
dc.title.alternativeCrossroads, walkers, apprentices: on three performance-filmspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160224pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
andreEncruzilhadasAndarilhos.pdf4.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.