Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/37579
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | André Guimarães Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-18T12:32:06Z | - |
dc.date.available | 2021-08-18T12:32:06Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.citation.volume | 47 | pt_BR |
dc.citation.issue | 53 | pt_BR |
dc.citation.spage | 21 | pt_BR |
dc.citation.epage | 47 | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.160224 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2316-7114 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/37579 | - |
dc.description.abstract | Starting from the hypothesis of Pignarre and Stengers about capitalist sorcery, this article considers three performance-films – Ungüento by Dalton Paula, Árvore do esquecimento by Paulo Nazareth, and Noirblue by Ana Pi – to understand them as counter-colonial critiques, elaborations of the history of the African Diaspora by using the body. If capitalism – and colonization, which cannot be separated from it – constitutes a “sorcery system without sorcerers”, the three works can be seen as counter-spells, interventions within time and with time. | pt_BR |
dc.description.resumo | Tendo como ponto de partida a hipótese de Pignarre e Stengers em torno da feitiçaria capitalista, o artigo aproxima três filmes-performance – Ungüento, de Dalton Paula, Árvore do esquecimento, de Paulo Nazareth e Noirblue, de Ana Pi – para pensá-los como críticas contracoloniais, elaborações da história da diáspora negra por meio do corpo. Se o capitalismo e a colonização que lhe é indissociável configuram um “sistema feiticeiro sem feiticeiros”, cada qual à sua maneira, os três trabalhos podem ser vistos como operações de contrafeitiçaria, intervenções no tempo, com o tempo. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Significação – Revista de Cultura Audiovisual | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Feitiçaria capitalista | pt_BR |
dc.subject | Contrafeitiço | pt_BR |
dc.subject | Performance | pt_BR |
dc.subject | Ungüento | pt_BR |
dc.subject | Árvore do esquecimento | pt_BR |
dc.subject | Noirblue | pt_BR |
dc.subject.other | Performance (Arte) | pt_BR |
dc.subject.other | Negros | pt_BR |
dc.subject.other | Diáspora africana | pt_BR |
dc.subject.other | Corpo humano Aspectos simbólicos | pt_BR |
dc.title | Encruzilhadas, andarilhos, aprendizes: sobre três filmes-performance | pt_BR |
dc.title.alternative | Crossroads, walkers, apprentices: on three performance-films | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160224 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
andreEncruzilhadasAndarilhos.pdf | 4.52 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.