Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37582
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dc.contributor.advisor1Gilsirene Scantelbury de Almeidapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2750147583983008pt_BR
dc.creatorÉrica Nascimento da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2021-08-18T13:05:24Z-
dc.date.available2021-08-18T13:05:24Z-
dc.date.issued2015-11-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/37582-
dc.description.abstractMotherhood Dr. Moura Tapajoz, has the drive, a so-called sector of Continuing Education and Continuing, however, only the first is active. With Continuing Education, the topics are presented to professionals and expository dialogue-form, not leading to a critical debate and exchange of experiences; We participate just to get the certificate and not for us to promote change. In motherhood, there is a space in which the team can gain new knowledge in the field of obstetric nursing, talk about your practice, expectations and proposals for change. Thus, the process of Continuing Education emerges as a means of providing the health service to create a space to listen, inform and agreeing targets with the support of professionals. It is noteworthy that this educational process lets you work with the methodology wheel kind of talk -that enables a space for dialogue and sharing of experiences and knowledge -thus, with all subjects involved, decisions will be made more appropriately. Given the above, this intervention project aimed to implement a schedule of meetings of the type wheel conversation between nurse manager, supervisors, nurses, nursing assistants and nurse responsible for Continuing Education and Permanent sector Maternity Dr. Moura Tapajoz, The project developed in the unit duringthe months of July, September and November 2015, and included the average presence of seven nurses. The topics were the legal responsibility of the nurse in obstetrics; Good Practices Attention to Labor and Delivery and Postpartum hemorrhage. Unable to make progress in relation to action plans as yet are not aware of all involved, which has created difficulties in promoting any real change in attendance. For this reason, the project will require more time for their implementation in order to achieve a greater number of nurses for the viability of the action plans as necessary to improve the quality of nursing care in our unit.pt_BR
dc.description.resumoA maternidade Dr. Moura Tapajóz, possui na unidade, um setor denominado de Educação Continuada e Permanente, porém, somente o primeiro está ativo. Com a Educação Continuada, os temas são apresentados aos profissionais de forma expositiva e dialogada, inviabilizando um debate crítico e a troca de experiências; participamos somente para adquirir o certificado e não para promovermos mudanças. Na maternidade, não há um espaço no qual a equipe possa obter novos conhecimentos no campo da enfermagem obstétrica, falar sobre sua prática, expectativas e propostas de mudanças. Dessa forma, o processo de Educação Permanente surge como um meio de propiciar ao serviço de saúde a criação de um espaço para ouvir, informar e pactuar metas com o apoio dos profissionais. Vale ressaltar, que este processo educativo permite que se trabalhe com a metodologia do tipo roda de conversa – que possibilita um espaço de diálogo e compartilhamento de experiências e saberes – sendo assim, com todos os sujeitos envolvidos, as decisões serão tomadas com maior propriedade. Diante do exposto, este projeto de intervenção teve como objetivo implantar um cronograma de encontros do tipo roda de conversa entre gerente de enfermagem, enfermeiros supervisores, enfermeiros assistenciais e a enfermeira responsável pelo setor de Educação Continuada e Permanente da Maternidade Dr. Moura Tapajóz, O projeto se desenvolveu na própria unidade, nos meses de julho, setembro e novembro de 2015, e contou com a presença média de 7 enfermeiros. Os temas abordados foram a Responsabilidade Legal do Enfermeiro em Obstetrícia; Boas Práticas de Atenção ao Parto e Nascimento e Hemorragia pós-parto. Não foi possível obter avanços em relação aos planos de ação, pois até o momento não são de conhecimento de todos os envolvidos, o que tem gerado dificuldades em promover alguma mudança real na assistência. Por esta razão, o projeto necessitará de maior tempo para sua execução a fim de alcançar um maior número de enfermeiros para a viabilização dos planos de ação tão necessários para melhorar a qualidade da assistência de enfermagem na nossa unidade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEMpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonhapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectEnfermagem obstétricapt_BR
dc.subjectPlanejamento em saúdept_BR
dc.subject.otherEducação Continuadapt_BR
dc.subject.otherEnfermagem Obstétricapt_BR
dc.subject.otherPlanejamento em Saúdept_BR
dc.titleUtilização da estratégia roda de conversa na elaboração de plano de açãopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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