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http://hdl.handle.net/1843/37596
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Estudando impressos e seus leitores: cenas da pesquisa e os métodos da investigação sobre as apropriações de Grande Hotel, uma revista para mulheres |
Authors: | Juliana Ferreira de Melo |
Abstract: | Como diferentes indivíduos, em certas condições históricas, atribuem significado para aquilo que leem? De que modo os pesquisadores têm estudado impressos e como buscam apreender seus leitores? Em busca de respostas para essas questões, realizou-se uma pesquisa sobre Grande Hotel, analisando-se o impresso e as práticas de leitura da revista. Para tanto, fundamentou-se a investigação na História Cultural, na História da Leitura e do Livro, em trabalhos da Sociologia e da História Oral. O objetivo do estudo foi explorar a tensão entre os dispositivos que constituem um impresso de ampla circulação, “feminino”, e a apropriação de Grande Hotel por seus leitores, destacando-se neste trabalho os procedimentos metodológicos mobilizados na pesquisa. Para realizar o estudo, utilizaram-se, como fontes principais, números de Grande Hotel, que circularam no Brasil, entre 1947 (ano em que a revista começou a ser publicada no País) e 1961 (ano em que passou a ser, cada vez mais, destinada à publicação de fotonovelas). Também utilizaram-se alguns números da revista francesa Nous Deux e da revista italiana Grand Hôtel, 12 depoimentos orais de leitores do impresso na época e, como fontes complementares, cartas e registros de leitores da revista brasileira, publicados em livros de memórias. Ao se analisar a materialidade de Grande Hotel, concluiu-se que, no fim dos anos 1940, uma parte considerável de seus textos demandava um leitor geral, em quem se produzisse um prazer, pela leitura, continuamente renovado pela compra da revista. Verificou-se que seu “Leitor-Modelo” seria aquele disposto a mergulhar no mundo das relações amorosas, o qual a compõe da capa à quarta capa. Pouco a pouco, a revista passou a pressupor um leitor brasileiro e, a partir de 1950, seus redatores esperavam leitoras brasileiras. A análise dos modos de apropriação do impresso evidenciou que a fotonovela era o gênero textual mais importante do suporte para seus leitores. Embora os produtores de Grande Hotel buscassem ‘educar’ as leitoras projetadas para a revista, para alguns de seus leitores empíricos, a leitura do impresso era uma leitura feita para o lazer. Não se tratava de uma leitura para se formar. De um lado, Grande Hotel dá contornos para o dispositivo que procura conduzir modos de ler, maneiras de se relacionar com o impresso e com outros indivíduos. De outro, as memórias de seus leitores evidenciam que os sujeitos transformavam tal dispositivo, desviando-se do condicionamento que as formas materiais da revista pretendiam na produção de sentido por seus leitores. |
Subject: | Leitura - Periódicos Leitores Metodologia da pesquisa |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Rights: | Acesso Restrito |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/37596 |
Issue Date: | Aug-2017 |
metadata.dc.url.externa: | https://sbhe.org.br/uploads/proceeding/400/428aeea4d28d53dd90d8f80ae0160d1f.pdf |
metadata.dc.relation.ispartof: | Congresso Brasileiro de História da Educação: História da Educação: Global, Nacional e Regional |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
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