Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/37600
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Celso Furtado, a história e a historiografia |
Autor(es): | João Antonio de Paula |
Resumen: | A história tem lugar importante na obra de Celso Furtado. É certo que não é sua exclusividade, que outros economistas, no Brasil e fora dele, frequentaram, com proficiência, a historiografia. Lembre-se a Escola Histórica Alemã, que — desacreditando das possibilidades de se fazer teoria econômica pela impossibilidade de se estabelecer regularidade dos fenômenos econômicos, que jamais poderiam ser enquadrados em leis, dedutíveis a partir de princípios gerais abstratos — acabou por criar a moderna história econômica, como história das economias nacionais, regionais, dos bancos, dos transportes, dos agricultores, das indústrias, dos preços etc. Fala-se da existência de três gerações da Escola Histórica: a velha escola, de Wilhelm Roscher, Hildebrand e Knies; a nova escola, liderada por Gustav Schmoller e uma novíssima escola cujos grandes nomes seriam Werner Sombart e Max Weber (iglésias , 1959). |
Asunto: | Furtado, Celso, 1920-2004 Historiografia Economia - Brasil - História Economistas - Brasil |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/37600 |
Fecha del documento: | 2015 |
metadata.dc.url.externa: | http://www.cadernosdodesenvolvimento.org.br/ojs-2.4.8/index.php/cdes/article/download/94/98 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Cadernos do desenvolvimento |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Celso Furtado, a história e a historiografia.pdf | 173.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.