Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37610
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Francis Arthuso Paivapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9987569172150751pt_BR
dc.contributor.referee1Raquel Lima de Abreu Aokipt_BR
dc.contributor.referee2Rosane Cássia Santos e Campospt_BR
dc.creatorSelmar Donato da Costa Machadopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7746038271705915pt_BR
dc.date.accessioned2021-08-18T21:53:34Z-
dc.date.available2021-08-18T21:53:34Z-
dc.date.issued2021-06-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/37610-
dc.description.abstractThe Covid-19 pandemic arrived unexpectedly and both the world and schools were faced with isolation and were forced to change their beliefs and their ways of communicating. The school was forced to rethink its pedagogical practices and the use of cell phones, thus choosing Whatsapp to communicate with families and send activities to its students. Given this scenario, it is necessary to reflect on the use of the application during the pandemic in remote education with classes from the beginning years of elementary school in municipal public schools and, if Whatsapp managed to meet this urgent demand from schools. In order to carry out this work, the experience report and the bibliographic survey were used to raise data regarding the use of Whatsapp in the early years of elementary school and, if this application can significantly contribute to the literacy and literacy of students in remote education. The data collected show that despite Whatsapp is an important tool that facilitates communication between schools and families, there is still a large number of students who are unable to use it. Whether due to the difficulty of access, the lack of education of those who take care of the children, not being able to use this app or even the lack of interest of some families, on the other hand, the school also faces difficulties, as many families end up giving the wrong phone number. makes communication difficult. In addition, many students and their families do not return activities as expected. Thus, it can be concluded that Whatsapp is an important tool for communication between families and schools, however, there is still a long way to go by governments, schools and families.pt_BR
dc.description.resumoA pandemia do Covid-19 chegou sem ser esperada e tanto o mundo, quanto as escolas se viram diante do isolamento e foram obrigados a mudarem suas crenças e suas formas de se comunicarem. A escola foi obrigada a repensar sobre suas práticas pedagógicas e sobre o uso do celular elegendo assim, o Whatsapp para se comunicar com as famílias e enviar atividades para seus alunos. Diante deste cenário, torna-se necessário refletir sobre o uso do aplicativo durante a pandemia no ensino remoto com as turmas dos anos inicias do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais e, se o Whatsapp conseguiu atender esta demanda tão urgente das escolas. Para realizar este trabalho utilizou-se o relato de experiência e o levantamento bibliográfico por objetivar levantar dados referentes ao uso do Whatsapp nos anos iniciais do Ensino Fundamental e, se este aplicativo pode contribuir de forma significativa para a alfabetização e letramentos dos alunos no ensino remoto. Os dados coletados demonstram que apesar do Whatsapp ser uma importante ferramenta que facilita a comunicação entre as escolas e famílias existe ainda, um grande número de alunos que não conseguem utilizá-lo. Seja pela dificuldade de acesso, pela pouca instrução de quem cuida das crianças não conseguindo utilizar este aplicativo ou até mesmo pela falta de interesse de algumas famílias por outro lado a escola também enfrenta dificuldades, pois muitas famílias acabam passando o número do telefone errado o que dificulta a comunicação. Além disso, muitos alunos e suas famílias não fazem a devolutiva das atividades como o esperado. Desta forma pode-se concluir que o Whatsapp é uma importante ferramenta para a comunicação entre famílias e escola, porém, ainda existe um longo caminho a ser trilhado pelos governos, escolas e famílias.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectWhatsapppt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectEnsino Remotopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamental – Métodos de ensinopt_BR
dc.titleCaminhos e desafios da educação durante e pós pandemia : WhatsApp como opção de trabalho com os anos iniciais do ensino fundamental no ensino remotopt_BR
dc.title.alternativePaths and challenges of education during and post-pandemic: Whatsapp as a work option with the early years of elementary education in remote educationpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC SELMAR MAIO 2021 REVISADO (2).pdf574.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.